Todas as Promotorias de Justiça do Ministério Público do Maranhão (MPMA) já passaram pelo treinamento para implantação do Simp (Sistema Integrado do Ministério Público). As últimas unidades ministeriais tiveram membros e servidores capacitados por meio de videoconferência nesta terça-feira, 4.
Ministrado pelo assessor técnico Dércio Coutinho Santiago, integrante do comitê gestor do sistema, o treinamento abordou, em suas diversas etapas, aspectos operacionais, pesquisa e inserção de dados.
O sistema é uma ferramenta para cadastrar e agilizar processos judiciais e extrajudiciais. Desde 2014, foi iniciada a sua implantação na capital e nas comarcas do interior do estado, sendo oferecidos treinamento e suporte técnico a membros e servidores do MPMA.
O Simp permite gerar gráficos e relatórios com a produtividade processual, além da pesquisa digital de peças, pessoas ou assuntos na própria unidade de cadastro ou em qualquer outra no âmbito do MPMA.
Para o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais do MPMA (Secinst), Marco Antônio Santos Amorim, a conclusão dos treinamentos para implantação do Simp foi acelerada com a utilização do sistema de vídeo conferência, que reduziu gastos com despesas de viagem e com diárias para servidores e motoristas, permitindo interligar todas as Promotorias ao sistema e capacitar servidores e membros de várias comarcas ao mesmo tempo.
“O próximo passo é implementar a interoperabilidade com os sistemas do PJE (Processo Judicial Eletrônico) e Digidoc e a criação do procedimento extrajudicial todo eletrônico, para também reduzir custos com uso de papel e tonner de impressão, otimizando cada vez mais o trabalho do MPMA”, revelou.
Dércio Coutinho Santiago também destacou que a principal conquista para a instituição, com a implantação do Simp, além da garantia de celeridade no atendimento, é proporcionar mais transparência e conforto para o servidor e o usuário.
“Até ontem as promotorias faziam, do início ao final do mês, o arquivamento físico de peças processuais e tendo que enviar para a Corregedoria do MPMA, que, então, presta as informações para o Conselho Nacional, tudo por meio de papel. Agora não precisaremos mais gastar tanto tempo e recursos. Com um clique no Simp, o servidor poderá retirar o relatório de produtividade do mês inteiro, dedicando-se, no tempo a mais conquistado, a atender melhor os cidadãos”, comentou.
Redação: CCOM-MPMA