https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

MPMA dá início aos Encontros Regionais para revisão do Planejamento Estratégico

Publicado em 09/09/2024 11:27 - Última atualização em 09/09/2024 11:39

Tem início na próxima quarta-feira, 11, às 14h, no Hotel Residence, em Imperatriz, o primeiro dos seis Encontros Regionais de Revisão do Planejamento Estratégico 2021-2029 do Ministério Público do Maranhão, envolvendo os promotores de justiça da Região Tocantina e Sul do Estado.

O encontro faz parte do projeto de revisão do 1º ciclo aprovado pela Comissão de Gestão do Planejamento Estratégico (CGPE), presidida pelo procurador-geral de justiça, Danilo José de Castro Ferreira, em cumprimento ao disposto no Ato Regulamentar nº 26/2022, no qual o Planejamento
Estratégico Institucional (PEI) deve ser reavaliado a cada três anos ao longo do período de vigência.

O objetivo da revisão é propor ações estratégicas em alinhamento com os membros e servidores, vinculadas a cada objetivo estabelecido no Mapa Estratégico do MPMA, a fim de promover maior adesão das áreas finalísticas e administrativas.

As discussões serão efetivadas em seis oficinas regionais, conforme o calendário a seguir: Imperatriz – dia 11/09; São Luís (capital) – dia 17/09; São Luís (Grande Ilha – São José de Ribamar, Paço do Lumiar e
Raposa, Regionais da Baixada e Chapadinha) – dia 26/09; São Luís (Adm. Superior e área administrativa) – dia 9/10; Bacabal – dia 22/10 e Timon – dia 31/10.

Durante os encontros serão realizadas oficinas conduzidas por meio de uma metodologia participativa e multifásica, estruturada em mesas de trabalho para o desenvolvimento da dinâmica de construção das ações estratégicas organizadas com 10 participantes por mesa.

“O destaque do processo de revisão para o ciclo trienal 2024-2026 será a utilização do APP Planeja MP, desenvolvido pela servidora da Secretaria de Planejamento e Gestão Beatriz Nery, que facilita o uso da metodologia adotada, proporciona rapidez e transparência nas deliberações, otimiza a coleta de informações e proporciona a criação de um banco de dados, além de reduzir custos operacionais”, afirma o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Fábio Mendes.

Outra mudança aprovada para a revisão é em relação a forma de atuação dos Centros de Apoio Operacionais (CAOs), cujo foco será no suporte às áreas finalísticas no desenvolvimento das ações estratégicas priorizadas nas oficinas. “Os CAOs vão auxiliar no desenvolvimento de potenciais projetos das promotorias de justiça, de acordo com os problemas diagnosticados nas comarcas, além de continuarem os projetos em execução”, explica o diretor da Seplag.

Ao final dos encontros, o resultado esperado é a aprovação de 60 ações estratégicas das áreas finalísticas e 14 das áreas administrativas, a serem desenvolvidas nos próximos três anos, por meio de planos de atuação e planos tático-operacionais.

Redação: CCOM-MPMA (informações da Seplag)