https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

MPMA inaugura Promotorias de Carolina e Amarante do Maranhão

Publicado em 23/03/2017 11:25 - Última atualização em 04/02/2022 15:29

Fachada principal AmarantePlaca de CarolinaFita em CarolinaDr Marco Tulio em CarolinaDr Gonzaga em CarolinaDr Tarcisio em CarolinaPromotor e servidores de CarolinaMembros do MPMA em Carolina Placa AmaranteFita AmaranteDr EduardoPGJ AmaranteAutoridades AmaranteEquipe AmarantePromotor PGJ e diretor em Amarante Presididas pelo procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, as solenidades de inauguração das sedes das Promotorias de Justiça de Carolina e de Amarante do Maranhão foram realizadas, respectivamente, na manhã e tarde desta quarta-feira, 22, e contaram com a participação de membros e servidores do Ministério Público do Maranhão, além de representantes da sociedade civil e de autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo municipais.

Na cerimônia de inauguração da sede da Promotoria de Justiça de Carolina, o titular da referida comarca, Marco Tulio Rodrigues Lopes, relembrou o trabalho feito desde que chegou à cidade. “Trata-se de uma cidade cuja complexidade de problemas comunitários e notadamente os individuais representavam uma imensa carga de trabalho a ser realizada”, completou.

Para o promotor de justiça, o relacionamento do Ministério Público com a população e as demais instituições deve privilegiar a resolutividade dos problemas sociais e intensificar o combate à corrupção, para a manutenção da probidade administrativa.

Marco Túlio Rodrigues também disse estar convicto de que o MPMA avançou muito, mas este desenvolvimento deve ser permanente. “Ainda há muito a ser feito. O compromisso que assumimos é de nos colocar à disposição para a luta diária que é ser promotor de justiça, servidor da sociedade”.

O representante do MPMA também homenageou sua equipe de trabalho: “Não posso deixar de mencionar toda a equipe de servidores desta Promotoria de Justiça que, diariamente, realizam um trabalho inestimável para a instituição e para a comunidade de Carolina”.

Em seu pronunciamento, o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Tarcísio José Sousa Bonfim, parabenizou o promotor de justiça pelo trabalho desenvolvido e frisou a marcante atuação do Ministério Público em Carolina. Destacou, também, que “o compromisso dos membros e servidores é fator determinante para o trabalho feito em prol da sociedade, que é a destinatária das nossas ações”.

O procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, ressaltou os investimentos na infraestrutura das Promotorias de Justiça. “Não existem mais Promotorias de Justiça funcionando dentro de Fóruns. Temos o compromisso e não medimos esforços para oferecer estruturas dignas e melhores condições para os nossos membros, servidores e para os cidadãos. Mais do que uma sede física, somos a casa da cidadania”, enfatizou.

Também estiveram presentes no evento, o procurador-geral do município, Álvaro Valadão Borges, representando o prefeito de Carolina, além de autoridades militares e religiosas.

A nova sede da Promotoria recebeu a bênção do bispo da Igreja Católica, Dom José do Egito, e do pastor da Igreja Assembleia de Deus, Eduardo Rodrigues. Em seguida, o bumba-meu-boi da Associação Carolinense e Amigos (Ascam) fez uma apresentação para os convidados.

AMARANTE DO MARANHÃO

Em Amarante, as novas instalações da Promotoria de Justiça foram inauguradas no final da tarde de quarta-feira, 22. Em seu discurso, o titular da comarca, promotor de justiça Eduardo André de Aguiar Lopes, agradeceu o empenho da Administração Superior do MPMA e a presença do procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Coelho. “Tenha certeza de que sua presença conosco será sempre lembrada como um momento ímpar para Amarante do Maranhão”.

O promotor de justiça também enfatizou a importância da reforma para o Ministério Público e para a comunidade local. “A sede reformada nos enche de orgulho e nos instiga a trabalhar cada vez mais e melhor, sempre em prol da nossa sociedade”.

Os servidores da Promotoria de Justiça de Amarante também foram citados no discurso do promotor. “Agradeço, ainda, a presença e a confiança dos servidores desta Promotoria, que estão sempre disponíveis para o trabalho. Sem vocês não seria possível alcançar tudo que já conquistamos até hoje”.

Para o presidente da Ampem, Tarcísio José Sousa Bonfim, “a presença da Administração Superior representa a renovação do compromisso do MPMA com a comunidade, com os membros e servidores”.

Em seguida, Luiz Gonzaga Martins Coelho avaliou que inaugurar uma Promotoria de Justiça, em tempos de crise, é bastante significativo. “Não se ergue ou reforma um prédio sem consolidar as bases. Estamos, com muito esforço e de forma planejada, superando as dificuldades do caminho. Conseguimos oferecer melhores condições de trabalho para membros e servidores. Isso se reflete, também, no trabalho realizado em prol da sociedade. A população de Amarante pode contar com o MP”.

A solenidade de Amarante do Maranhão foi prestigiada, ainda, pela prefeita, Joice Oliveira Marinho Gomes, conselheiros tutelares; autoridades civis e militares; imprensa e demais representantes da sociedade civil.

AS OBRAS

Os imóveis de Carolina e Amarante passaram por reformas para adequá-los às necessidades das comarcas. Com as obras, as Promotorias de Justiça também foram adaptadas aos padrões de acessibilidade, com a instalação de rampas de acesso, eliminação de desníveis e construção de banheiros acessíveis.

Ambientes como recepções, salas de espera, gabinetes e salas de apoio também foram ampliados. As obras também incluíram itens como instalações elétricas e de cabeamento estruturado, para redes de informática e telefonia.

MEMBROS E SERVIDORES

Membros e servidores prestigiaram as inaugurações. Para o diretor-geral da PGJ, Emmanuel Guterres Soares, “as inaugurações são resultados de muito trabalho e do esforço que a administração do MPMA tem feito para que todas as Promotorias de Justiça tenha instalações adequadas para as necessidades de membros, servidores e da sociedade”.

O diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst), Marco Antonio Santos Amorim, ressaltou que as reformas e construção de novas Promotorias são parte da política institucional de modernização e do reaparelhamento do MPMA. “As novas estruturas estão mais funcionais e seguras. Isso também se refletirá no atendimento ao cidadão, que será mais ágil e eficiente”.

Para o servidor da Promotoria de Carolina, Juscelino Queiroz Fernandes Santos, a nova estrutura é muito superior à antiga, estando o ambiente mais organizado, com instalações adaptadas aos padrões de acessibilidade. “Tudo isso, com certeza, faz o trabalho render mais. É melhor para quem trabalha aqui e para a comunidade”.

Na avaliação da servidora da Promotoria de Amarante Keite Silva Oliveira, a estrutura mudou bastante e para melhor. “Quem vier aqui terá mais privacidade no atendimento e mais conforto. Sem dúvida, vai melhorar a qualidade do trabalho”, concluiu.

AUTORIDADES

As cerimônias contaram com a participação da ouvidora do Ministério Público do Estado do Maranhão, Rita de Cassia Maia Baptista Moreira; do promotor-corregedor Cassius Guimarães Chai, representando o corregedor-geral do MPMA, Suvamy Vivekananda Meireles; do diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Raimundo Nonato Leite Filho.

Estiveram presentes, ainda, os coordenadores de Centros de Apoio Operacionais, promotores e promotoras de justiça da região, bem como o promotor aposentado Clésio Muniz da Gama.

Os municípios de Carolina e Amarante do Maranhão ficam localizados, respectivamente, a 833 km e 679 km de São Luís.

Redação: Lucina Medeiros

Fotos: Daucyana Castro