Teve início na manhã desta segunda-feira, 22, um curso de formação de tutores em Educação a Distância (EAD). Voltado para membros e servidores do Ministério Público do Maranhão, o curso é ministrado pelo coordenador de EAD da Escola Superior do Ministério Público de Goiás, Rodrigo da Silva Leão, que foi vencedor do Prêmio CNMP em 2015.
O curso tem uma parte presencial, que se estende até terça-feira, 23, e terá continuidade, em ambiente virtual, por cerca de dois meses. Nele, está sendo trabalhada a plataforma Moodle, que é a mais utilizada no país para Educação a Distância. Por ser um software livre, é também a mais frequente nas experiências de EAD desenvolvidas por instituições públicas.
Além de informações sobre o desenvolvimento de cursos em EAD e a respeito da plataforma, durante o curso os participantes do curso farão um exercício de planejamento de curso em Educação a Distância.
De acordo com Rodrigo Leão, em instituições como o Ministério Público, um grande avanço trazido pela Educação a Distância é a possibilidade de maior aproximação com os membros e servidores que atuam nas comarcas do interior do estado e, muitas vezes, têm dificuldade em participar de cursos e capacitações.
O facilitador também ressaltou o fato de que o desenvolvimento de cursos a distância permite uma maior agilidade na capacitação dos servidores da instituição. Segundo ele, isso é necessário especialmente nos cursos de sistemas de tecnologia da informação, que são bastante dinâmicos e estão em constante mudança.
Outra vantagem destacada por Rodrigo Leão é a redução de custos com passagens, diárias e toda a estrutura exigida por cursos presenciais. Ele chegou a citar, como exemplo, um curso desenvolvido pelo MP-GO nas modalidades presencial e EAD. Nas avaliações realizadas, observou-se uma economia de 90% na versão online.
Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)