Por meio de videoconferência, foi realizado, nesta terça-feira, 27, o lançamento do curso EAD “Educando para Boas Escolhas On-Line: Formação a Distância Sobre o Uso Seguro e Consciente da Internet”, que é resultado de uma parceria entre o Ministério Público do Maranhão (MPMA) e a SaferNet Brasil.
A iniciativa do evento é dos Centros de Apoio Operacionais (CAOps) da Infância e Juventude e da Educação e da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), como atividade alusiva à campanha Faça Bonito – “18 de Maio” – Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, compondo uma série de ações efetivadas pelo MPMA durante o mês de maio acerca da temática.
O curso, cujo público-alvo são atores do sistema de garantia de direitos, educadores e pais ou responsáveis, tem como objetivo capacitar pessoas que não possuem alto conhecimento em tecnologia e informática, com a disseminação de ferramentas, de caráter essencialmente prático.
O lançamento contou com a mediação dos promotores de justiça Ana Teresa Freitas, diretora em exercício da ESMP, e do coordenador do CAOp/IJ, José Frazão Sá Menezes Neto, que discorreu sobre a atuação do Ministério Público na prevenção e enfrentamento das situações de violência contra crianças e adolescentes. A promotora de justiça Sandra Soares de Pontes, coordenadora do CAOp Educação, destacou o papel do educador para identificar violações de direitos e disseminação de informações relevantes para segurança do público infanto-juvenil.
“O Ministério Público do Maranhão, sensível a essa temática e considerando o momento atípico vivenciado por toda a sociedade brasileira decorrente da pandemia da Covid-19, do distanciamento social e do isolamento domiciliar, idealizou o curso sobre o tema de uso seguro da internet pela especial relevância que tem, não só para este momento, mas também para o nosso fazer diário”, destacou o coordenador do CAOp/IJ.
Como convidada, Gabriela Goulart Mora, oficial de Programa de Cidadania dos Adolescentes do Unicef, abordou as ações do órgão das Nações Unidas para a proteção de crianças e adolescentes em tempos de distanciamento social.
Rodrigo Nejm, representando a SaferNet Brasil, apresentou apontamentos sobre o uso seguro da internet, enfatizando ainda o formato e a importância do curso como uma oportunidade de autocapacitação. Nejm explicou que o treinamento, dividido em quatro módulos de 10 horas cada, é inteiramente autoinstrucional. Ele também adiantou que estão em elaboração dois novos módulos que serão disponibilizados futuramente.
CURSO
A SaferNet Brasil é uma organização não-governamental de atuação nacional, que coordena desde 2005 a Central Nacional de Denúncias de Crimes e Violações contra Direitos Humanos na Internet. É um canal de ajuda e orientação às vítimas de crimes contra direitos humanos, que desenvolve ações de educação e conscientização para o uso positivo da internet.
O curso “Educando para boas escolhas on-line” foi concebido para atualizar a reflexão sobre o uso seguro, responsável e consciente da internet por crianças e adolescentes no Brasil, oferecendo recursos para ampliar a incorporação dessa temática nas salas de aula e nos projetos político-pedagógicos das escolas.
Os conteúdos foram elaborados em sintonia com as previsões do Marco Civil da Internet, da Base Nacional Comum Curricular, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e dos temas transversais da educação em direitos humanos. Totalmente a distância e autoinstrucional, o curso possui quatro módulos com 10h cada, com carga total de 40 horas.
Os módulos são estruturados da seguinte forma: 1) Direitos e deveres on-line; 2) Cyberbullying; 3) Sexualidade on-line; 4) Segurança digital. Cada módulo possui três blocos de questões objetivas como avaliação e recursos em vídeo, áudio, capítulos de livros, infográficos e notícias como suporte para os estudos.
Em complemento às demais formações sobre uso das tecnologias digitais na educação, a capacitação enfoca, ainda, o papel de cada um na formação para o uso crítico e cidadão das tecnologias, dentro e fora da escola.
O curso é aberto e gratuito, as inscrições podem ser realizadas através do link https://ead.mpma.mp.br/course/view.php?id=58.
Mais informações podem ser obtidas na Escola Superior do Ministério Público pelo endereço eletrônico: esmp@mpma.mp.br.
Redação: CCOM-MPMA