https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

MPMA participa da premiação do projeto Bela Infância pelo CNJ

Publicado em 13/12/2023 14:47 - Última atualização em 13/12/2023 14:47

Tiago Rohrr (esq.) e Douglas Lima na premiação concedida pelo CNJ

O Ministério Público do Maranhão participou, por meio do promotor de justiça Tiago Carvalho Rohrr, na segunda-feira, 11, em Brasília, da premiação do projeto Bela Infância, na categoria Magistratura/serventuário do Judiciário – eixo Medida Protetiva, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Realizada em parceria pela 5ª Promotoria de Justiça de Balsas e 4ª Vara da Comarca, a iniciativa tem como objetivo ampliar as ações de proteção integral e prioritária da criança e do adolescente, combater a violência sexual e favorecer um ambiente propício para o desenvolvimento humano.

Lançado em outubro de 2021, o projeto é coordenado pelo titular da 5ª Promotoria de Justiça de Balsas, Tiago Rohrr, e pelo juiz Douglas Lima da Guia, da 4ª Vara da Comarca.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Prêmio Prioridade Absoluta foi criado com a finalidade de selecionar, premiar e disseminar ações, projetos ou programas inovadores e eficazes voltados para a promoção, a valorização e o respeito dos direitos de crianças, adolescentes e jovens, com a prioridade absoluta determinada na Constituição Federal e nas leis infraconstitucionais, como o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Marco Legal da Primeira Infância.

CARTA-COMPROMISSO

Quando o projeto foi lançado, no dia 22 de outubro de 2021, as autoridades públicas do munícipio de Balsas assinaram a carta-compromisso e o protocolo integrado de atenção às vítimas de violência sexual, pelo qual se comprometeram a fazer cumprir “medidas concretas de implementação, manutenção e efetivação da garantia de direitos”.

Na ocasião, o promotor de justiça Tiago Rohrr observou que os números de casos de abusos sexuais contra a população infanto-juvenil, que já são altos, podem ser até maiores do que os registrados. “A campanha quer incentivar que as pessoas denunciem aos órgãos competentes as violações contra crianças e adolescentes, a fim de que sejam dadas respostas à altura”, afirmou.

A carta foi assinada pelos representantes das instituições parceiras, que são: o prefeito Érick Augusto Silva; vereador Moisés Coelho (presidente da Câmara de Vereadores); o defensor público Magdiel Pacheco Santos (do Núcleo da Criança e do Adolescente); advogado José Afonso Bezerra Júnior (presidente da subseção da OAB); inspetor Marcelo José da Silva (da 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal); delegado regional da Polícia Civil Fagno Vieira; major Willys do Nascimento (comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar); Mizael Martins (comandante da Guarda Municipal de Balsas) e o conselheiro tutelar Jango Ferreira.

Redação: CCOM-MPMA