Instituições parceiras oferecem assistência jurídica, de saúde e cidadania

O Ministério Público do Maranhão, por meio da Ouvidoria da instituição e da Promotoria de Justiça Distrital do Centro, participou, nesta sexta-feira, 30, do mutirão de serviços e atendimentos a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social realizado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), denominado de Mutirão PopRuaJud.
A ação, efetuada em parceria com órgãos públicos estaduais, municipais e entidades da sociedade civil, ocorreu no Centro de Acolhimento de Atenção à População em Situação de Rua (antigo Casino Maranhense), na Avenida Beira-Mar em São Luís.
No trailer da Ouvidoria do MPMA, foram prestadas orientações, escutas e encaminhamentos, reforçando o compromisso da Ouvidoria em garantir o acesso à justiça e aos direitos fundamentais.

As demais instituições disponibilizaram, ainda, serviços de documentação básica, atendimentos jurídicos, de saúde, de assistência social e de cidadania. Entre as organizações parceiras estiveram presentes a Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial, Defensoria Pública, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho 16ª Região (TRT-16), Viva/Procon, Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA) e o Centro Pop.

Ouvidora do MPMA, a procuradora de justiça Selene Coelho de Lacerda ressaltou o alcance social da ação. “A Ouvidoria, em consonância com a missão do Ministério Público, está presente oferecendo dignidade e assistência às pessoas mais vulneráveis. Queremos assim contribuir para a transformação da sociedade”, destacou.

O titular da Promotoria Distrital do Centro, Marco Aurélio Ramos Fonseca, também enalteceu a participação do Ministério Público nas ações do PopRuaJud e as melhorias proporcionadas para as pessoas em situação de rua. “É interessante demais como a gente vê, em alguns casos, como mudou a vida das pessoas. Alguns puderam ter acesso ao seu documento, outros que tinham problema com drogadição passaram a buscar tratamento e apontar um novo horizonte para eles”, citou.


Redação e fotos: CCOM-MPA