
O 3º Congresso Nacional de Comunicadores do Ministério Público (Conacomp), realizado de 27 a 29 de agosto, em Salvador, teve a participação de representantes do Ministério Público do Maranhão. O tema do evento foi “Comunicação Estratégica e Integrada na Conexão entre MP e Sociedade” e reuniu profissionais de comunicação das unidades ministeriais de todo o Brasil no auditório do MP da Bahia.
A conferência de abertura foi ministrada por Gabriela Wolthers, diretora da FSB Comunicação, maior agência do segmento da América Latina, e pelo doutor em Comunicação e assessor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Jorge Duarte. Eles abordaram aspectos da comunicação pública como ferramenta de gestão estratégica, reputação, identidade e credibilidade das organizações.
O congresso teve oficinas sobre inteligência artificial, comunicação interna e redes sociais. Além de palestras sobre estratégias digitais para a comunicação pública e o diálogo com a população. No encerramento, o jornalista Marcelo Canellas apresentou a palestra “Comunicação que rompe barreiras”.






O Conacomp foi promovido pelo Fórum Nacional de Gestão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ministério Público da Bahia, com apoio do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).
“O Comitê de Políticas de Comunicação (CPCom) do Fórum Nacional de Gestão do CNMP é um fórum permanente de discussão e alinhamento de ações do MP brasileiro, e o Conacomp é um ponto alto dessa construção coletiva, que tem como foco informar a sociedade sobre a atuação do Ministério Público”, explicou a coordenadora de Comunicação do MPMA, Poliana Ribeiro. Da Coordenadoria de Comunicação do MP maranhense também participaram os servidores Johelton Gomes, Larissa Ribeiro e Marcelo Nicolau.

Redação: CCOM-MPMA