https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

MPMA realiza caminhada pela defesa da mulher na Praça Deodoro

Publicado em 24/11/2023 16:37 - Última atualização em 24/11/2023 16:37

Mobilização reuniu estudantes e representantes de instituições

O Ministério Público do Maranhão, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher, promoveu, nesta sexta-feira (24), uma Caminhada pela Defesa da Mulher, em alusão à campanha nacional 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres (25 de novembro).

A concentração ocorreu em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite, na Praça Deodoro. O objetivo da ação foi chamar atenção para o combate à violência contra a mulher e divulgar o requerimento on-line para Medida Protetiva de Urgência, disponível no site mpma.mp.br.

A mobilização foi realizada em parceria com Núcleo de Atendimento às Vítimas do MPMA (NAV), Casa da Mulher Brasileira, Tribunal de Justiça do Maranhão, Defensoria Pública, Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Secretaria Estadual de Educação por meio da Unidade Regional de Educação de São Luís (URE São Luís), Patrulha Maria da Penha, OAB-MA, Delegacia da Mulher, Departamento de Feminicídio, Hospital Municipal Clemetino Moura (Socorrão 2) e projeto Somos Todos Marianas.

Promotora de Justiça Selma Martins com a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha

De acordo com a promotora de justiça Selma Martins, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher, a caminhada teve como objetivo chamar atenção do público para um tema ainda recorrente: a violência contra a mulher. “Precisamos extirpar a violência dos nossos lares para que a mulher possa viver em paz. Que a mulher possa sair de um relacionamento e possa ter um outro companheiro. É isso que nós queremos: a mulher vivendo sem violência”, destacou.

Segundo a secretária de Estado da Mulher, Abgail Cunha, a ação organizada pelo MPMA é uma forma de dizer para as mulheres que elas não estão sozinhas. “A mulher merece respeito, merece ser amada. Somos contra a violência contra a mulher”, ressaltou.  

Também estiveram presentes na mobilização o vice-presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Reinaldo Campos Castro Júnior, além de representantes das instituições parceiras e estudantes.

MPU Salva Vidas

Um formulário disponível no site do Ministério Público do Maranhão é uma das ferramentas do projeto Medida Protetiva de Urgência Salva Vidas, implantado em abril deste ano pela Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher de São Luís. A iniciativa foi instituída para facilitar o acesso das vítimas de violência à tutela jurisdicional e garantir a integridade física, psicológica, moral, sexual e patrimonial das mulheres.

Além de permitir o atendimento à distância com rapidez, o formulário possibilita assistência a várias mulheres de forma simultânea, armazenamento de dados estatísticos de violência doméstica para realização de trabalho preventivo e formação de novos grupos reflexivos para homens e mulheres.

Para solicitar Medidas Protetivas de Urgência, de forma on-line, acesse aqui e preencha o formulário do MPU Salva Vidas.

Redação: CCOM-MPMA