
Em visita nesta quarta-feira, 18, do promotor de justiça Celsimar Custódio Silva, do Ministério Público do Tocantins, à Procuradoria-Geral de Justiça, em São Luís, foi realizada a cessão formal do sistema Athenas ao Ministério Público do Maranhão. A chefe de gabinete da PGJ-MA, Thereza Muniz de La Iglesia, representou o MPMA no ato.
A parceria foi viabilizada por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 02/2025, firmado entre as duas instituições em fevereiro de 2025, em Brasília. Na ocasião, os procuradores-gerais de justiça do MP do Maranhão, Danilo de Castro, e do Tocantins, Abel Leal Júnior, assinaram o documento.
O sistema Athenas, desenvolvido pelo MPTO, permite o gerenciamento integrado de serviços administrativos e finalísticos do Ministério Público. Com a adesão ao AthenasLab, o MPMA passa a contribuir para o desenvolvimento e a evolução do sistema, garantindo sua adequação às necessidades institucionais e sua modernização contínua.
Os membros das instituições ministeriais destacaram a importância da parceria. “É uma grande satisfação distribuir essa nossa tecnologia para outros MPs e outras instituições que precisam e buscam sempre o aprimoramento. Quando a gente une forças, consegue economizar recursos financeiros e recursos de pessoal”, afirmou Celsimar Custódio.

A chefe de gabinete do MPMA também celebrou a parceria. “Com a troca de experiência, conseguimos fazer um trabalho mais eficiente para a população, que é a beneficiária final do nosso trabalho. A meta é melhorar os sistemas internos e diminuir a burocracia”.
A coordenadora de Modernização e Tecnologia da Informação (CMTI) do MPMA, Nayana Sobral, e o diretor de TI do MPTO, Agnel Póvoa, também participaram do ato.
Redação: CCOM-MPMA