Teve início nesta terça-feira, 2, o curso de recepção aos estagiários de pós-graduação do Ministério Público do Estado do Maranhão. O curso é realizado de forma virtual, por meio da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP).
Na abertura dos trabalhos, o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, ressaltou a sua felicidade em receber os novos estagiários, que vão contribuir com o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público do Maranhão. O chefe da instituição destacou, ainda, que, mesmo em meio a uma pandemia, 2.422 estudantes de pós-graduação se inscreveram para as vagas abertas.
A subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Maria da Costa Leite, desejou sucesso aos novos estagiários e apresentou o trabalho desenvolvido pela subprocuradoria. A procuradora de justiça enfatizou a importância da ética na conduta funcional e afirmou que o trabalho remoto, necessário por conta do novo coronavírus, exige de todos maior disciplina e melhor autogerência.
O assessor da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, João Batista Pereira Borges, também falou sobre aspectos importantes de conduta, como a discrição necessária por conta do caráter reservado das informações que circulam na instituição. João Batista lembrou a importância da assiduidade e pontualidade, explicando que todos serão inseridos no sistema de ponto eletrônico do MPMA.
PROGRAMAÇÃO
O dia de trabalho com os novos estagiários do MPMA foi composto por uma vasta e diversificada programação. A diretora da ESMP, Karla Adriana Holanda Farias Vieira, fez a apresentação da Escola, enquanto a promotora de justiça Ana Luiza Almeida Ferro apresentou o Programa Memória da instituição. A programação da manhã contou, ainda, com o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Carlos Henrique Vieira, que abordou o planejamento estratégico 2021 – 2029 e a gestão por competências e resultados.
À tarde, a promotora de justiça Ana Luiza Ferro proferiu uma palestra sobre o português jurídico, seguida pelo diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst), José Márcio Maia Alves, que apresentou um panorama sobre o Ministério Público do Maranhão.
Os servidores da Secinst Dennys Charlles Silva Mendonça e Gessica Poliana Mota Silva apresentaram aos novos estagiários os sistemas Simp e Digidoc, e a servidora Lúcia Helena Saraiva de Oliveira, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, finalizou a programação falando sobre as estruturas administrativas e instrumentos de administração da instituição.
Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)