https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

MPMA vistoria obras no Serviço de Verificação de Óbitos

Publicado em 28/10/2020 13:40 - Última atualização em 03/02/2022 16:04

WhatsApp Image 2020 10 28 at 08.49.07WhatsApp Image 2020 10 28 at 08.49.06 2O Ministério Público do Maranhão, por meio da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde de São Luís, vistoriou, na manhã desta terça-feira, 27, as obras que estão sendo realizadas no Serviço de Verificação de Óbito (SVO), anexo ao Instituto Médico-Legal, na Avenida dos Portugueses.

A vistoria foi coordenada pelo promotor de justiça Herberth Figueiredo, que foi acompanhado por representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) e a direção do SVO.

As obras, que começaram a ser realizadas este ano, são fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado no dia 25 de outubro de 2018, entre o MPMA e a SES.

De acordo com o titular da Promotoria da Saúde, a vistoria serviu para checar as irregularidades já identificadas pela Vigilância Sanitária Estadual no funcionamento do órgão e que as obras pretendem corrigir. “São problemas físico-estruturais, de subdimensionamento dos espaços físicos, na sala do necrotério, na esterilização dos materiais, que precarizam a qualidade dos serviços”, afirmou o membro do Ministério Público.

O promotor de justiça lembra que o SVO presta relevante serviço, principalmente para as pessoas mais pobres, que são justamente os que mais morrem de causas naturais e sem a assistência de um médico.

Na vistoria, a Emserh apresentou um projeto arquitetônico, no qual foram solicitadas alterações para facilitar o trabalho interno das equipes. Já a diretora do SVO, Márcia Nicolau, reclamou que a obra está devagar e cheia de problemas. 

Como encaminhamento, o promotor de justiça declarou que aguardará o encaminhamento do cronograma da obra pela Secretaria de Saúde e cobrar agilidade na conclusão dos serviços. Em caso de descumprimento, poderá ser ajuizada uma Ação Civil Pública contra a SES.

SVO

O Serviço de Verificação de Óbito é o responsável por determinar a causa do óbito, nos casos de morte natural, sem suspeita de violência, com ou sem assistência médica, sem esclarecimento diagnóstico e, principalmente aqueles por efeito de investigação epidemiológica.

O SVO se distingue dos Institutos Médicos Legais (IML), que investigam óbitos por causas externas a pedido de autoridade policial.

Redação: CCOM-MPMA