https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

Beto Lima expõe cenas de São Luís e da Itália na PGJ

Publicado em 17/10/2008 12:59 - Última atualização em 03/02/2022 16:58

FotoServlet
FotoServlet
FotoServlet
FotoServlet

“Atravessando Fronteiras”, do artista plástico Beto Lima, é a exposição em cartaz até o dia 24 no Espaço de Arte Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça. São 16 telas pintadas na técnica de espátula que mesclam os resultados da recente passagem do pintor pelas cidades italianas de Bergamo, Schilpari e Louvre com referências a aspectos tipicamente ligados à realidade dos pescadores maranhenses.

As cenas italianas que poderão ser vistas por quem visitar a exposição do artista na PGJ são resultados de duas viagens ao país, que, a partir de sua participação na Cooperativa Ítalo-Brasileira de Artistas, renderam seis exposições muito bem recebidas pelo público de lá. “Levei a cultura maranhense para a Itália gastando do próprio bolso, sem receber nenhum tipo de incentivo governamental”, protesta.

Contrapondo-se às imagens das cidades de Bergamo, Schilpari e Louvre, Lima também apresenta telas que retratam o cotidiano de pescadores maranhenses. São heranças da infância do pintor filho de pescadores, que acompanhava o pai diariamente para aprender o ofício da pesca.

Segundo Beto Lima, seu estilo foi sendo construído desde o seu primeiro contato com as artes plásticas: a profissão de moldureiro. Autodidata, Beto Lima gradativamente mudou o foco de sua relação com as artes: passou a fabricar molduras para seus próprios quadros. “Tenho um grande orgulho em ter começado minha carreira como moldureiro. Onde as pessoas vêem preconceito, eu vi oportunidade de aprendizado e o resultado pode ser conferido nas minhas telas”, destaca.

É a quinta exposição do artista no Espaço de Artes, refletindo o significado especial que o espaço tem para ele. Falecida em um acidente de carro, a promotora de Justiça Márcia Sandes, que dá nome ao espaço de arte da PGJ, foi uma das principais incentivadoras do trabalho do artista. “Ela foi uma das primeiras pessoas que acreditou no meu trabalho e que acompanhou minha trajetória artística. Por isso é sempre um prazer expor aqui”, relata.

O Espaço de Arte Márcia Sandes funciona desde 2002, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em São Luís. É destinado a artistas em geral e não cobra pela utilização de sua estrutura. Sugere-se apenas a doação de uma obra ao acervo da Procuradoria Geral de Justiça.

SERVIÇO
O que: Exposição “Atravessando Fronteiras”, com 16 telas retratando cenas da Itália e de São Luís
Quem: Artista plástico Beto Lima
Quando: Até 24 de outubro, das 8h ás 14h
Onde: Espaço de Arte Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça (Rua Oswaldo Cruz, 1396 – Centro)

Redação: Coordenação de Comunicação (CCOM-MPMA)