O promotor de Justiça da 17ª Zona Eleitoral, Francisco Fernando de Morais Meneses Filho, impugnou candidaturas a prefeito e a vereador dos municípios de Pastos Bons, São Domingos do Azeitão e Nova Iorque.
Em Pastos Bons, o atual prefeito Enoque Ferreira Mota, que concorre à reeleição pela coligação “Pastos Bons no caminho certo” teve a candidatura contestada pelo Ministério Público, por ter realizado propaganda eleitoral fora do período permitido por lei.
Na mesma situação está o atual prefeito de São Domingos do Azeitão, José Cardoso da Silva Filho, que concorre à reeleição no pleito de 2008 pela coligação “Unidos por São Domingos”. O MP impugnou a candidatura dele, porque o gestor responde a diversas ações civis públicas e a ações penais nas Justiças Estadual e Federal.
Carlos Gustavo Ribeiro Guimarães, candidato a prefeito de Nova Iorque pela coligação “A força é o povo”, teve a candidatura contestada pela promotoria em razão de abuso de poder político e de uso da máquina administrativa. Do mesmo município e grupo político, o candidato a vereador Washington Carvalho Alves poderá ficar fora das eleições de 2008, porque durante a campanha não se afastou das funções públicas, tendo continuado a exercer o cargo de secretário na atual gestão administrativa de Nova Iorque, o que contraria a lei.