https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

Candidaturas são impugnadas em Vargem Grande, Nina Rodrigues e Presidente Vargas

Publicado em 22/07/2008 12:21 - Última atualização em 03/02/2022 16:58

O promotor eleitoral, Benedito Coroba, da Comarca de Vargem Grande, que inclui os municípios de Nina Rodrigues e Presidente Vargas, ajuizou 42 ações de impugnação nos três municípios. Foram impugnados candidatos ao cargo de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Vargem Grande é o município com o maior número de impugnações. São 25 casos de candidatos a vereador impugnados, 21 por problemas de desincompatibilização do serviço público, dois por dupla filiação partidária e um por rejeição das contas prestadas junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), quando foi presidente da Câmara Municipal. A candidata a vice-prefeita Conceição de Maria Mesquita de Mesquita também teve sua candidatura impugnada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

A atual prefeita de Vargem Grande, Maria Aparecida da Silva Ribeiro, candidata à reeleição, também teve seu registro contestado pelo Ministério Público em outra ação de impugnação. Ela teve a prestação de contas rejeitada pela Câmara Municipal, referente ao período de 1993 a 1996, quando também ocupou o cargo de prefeita.

De acordo com o MPE, apesar de Maria Aparecida ter conseguido uma tutela antecipada na Justiça Federal para retirar o nome dela da lista de gestores inadimplentes junto ao Tribunal de Contas da União, a Promotoria de Justiça argumentou a não aplicabilidade da decisão.

Em Nina Rodrigues, seis candidatos ao cargo de vereador foram impugnados por ausência de desincompatibilização do serviço público. Um deles, o candidato Valdeci José Silva Corrêa, além da falta de desincompatibilização foi impugnado por possuir dupla filiação partidária. O ex-prefeito João Francisco Jones Fortes Braga, candidato ao cargo de prefeito, também foi impugnado por falta de desincompatibilização do serviço público.

No município de Presidente Vargas, seis candidatos a vereador foram impugnados, cinco por falta de desincompatibilização do serviço público e um por rejeição de contas pelo TCU. O candidato a vereador Afonso Celso Viana Neto, ex-prefeito da cidade, teve as contas rejeitadas pelo tribunal. Também foram impugnadas as candidatas aos cargos de prefeito e vice-prefeito, Ana Lúcia Cruz Rodrigues e Creuza Costa Uchoa, respectivamente. Elas não comprovaram a desincompatibilização do serviço público.

Lista dos candidatos impugnados pelo Ministério Público Eleitoral

Vargem Grande

Prefeitura

Maria Aparecida da Silva Ribeiro

Câmara Municipal

Antonio de Sousa Silva Filho , Alpanir Rocha Mesquita, Ana Lúcia Araújo,Antonio Aurélio Alves Oliveira, Antonio de Pádua Santos Teixeira, Beneval Chaves Dias, Cláudia Morgeana Santos Abreu, Domingos Thiago Braz de Carvalho, Eduardo Jorge dos Santos Neres, Edvan Barros, Eliana Cristina da Silva, Elis Regina Coqueiro de Carvalho, Francisco Dias Costa, Germano Oliveira Barros, Jeovar Pereira Sousa, João Pereira Diniz, Joelson Lima Corrêa, Joscelino Diamantino Pereira , José Sebastião Oliveira Lima, Maria Dalva Marinho Saminez, Miguel Nascimento Bezerra, Railson José da Conceição Lima, Sebastião de Aquino Melo Gomes

Vice-prefeitura

Conceição de Maria Mesquita de Mesquita

Nina Rodrigues

Prefeitura

João Francisco Jones Fortes Braga

Câmara Municipal

Valdeci José Silva Corrêa, Gilvan de Jesus, Raimundo Nonato Santos Rodrigues, Rafael Jairo Viegas Corrêa, Maria do Rosário Oliveira Sousa, Maria do Rosário Braga Sousa

Presidente Vargas

Prefeitura

Ana Lúcia Cruz Rodrigues

Vice-prefeitura

Creuza Costa Uchoa

Câmara Municipal

Albino Uchoa Mendes, Carlos Magno Gomes da Silva, Damásia Maria Sousa Frazão, Maria Gaciete Oliveira Barros, Silvia Helena Figueiredo Mendes

Redação: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)