
Já está implantado o Sistema de Gerenciamento de Autos Arquimedes na sede da Procuradoria Geral de Justiça e na sede das promotorias de Justiça da capital. O sistema, desenvolvido no Ministério Público de Pernambuco, torna mais ágeis e confiáveis os procedimentos de cadastro, distribuição e tramitação de processos, inquéritos e outros documentos dentro das instituições.
Os gabinetes dos procuradores de Justiça que atuam na Câmara Criminal e as promotorias de investigação criminal foram priorizados na instalação do sistema. Além disso, na PGJ, o sistema foi implantado nos setores de protocolo e distribuição de processos. Na sede das promotorias da capital, o sistema está disponibilizado ao diretor das promotorias e, também, ao protocolo.
O projeto prevê a interligação do sistema ao Tribunal de Justiça e a todos os ministérios públicos do país que também tenham acesso ao sistema, criando uma ampla base de dados compartilhada. Com o Arquimedes, o Ministério Público do Maranhão irá aperfeiçoar acesso aos documentos e o acompanhamento de inquéritos civis, termos de ajustamento de conduta, ações civis públicas, recomendações e outras manifestações ministeriais.
A implantação do Sistema Arquimedes foi viabilizada por um convênio com o MPPE, incluindo a concessão gratuita da tecnologia e a cooperação técnica. “A modernização traz a eficiência no trabalho e uma resposta mais rápida às demandas da sociedade. Além disso, os promotores de Justiça terão mais ferramentas para a execução do trabalho”, avaliou a procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro.