Organizada pelo Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral em parceria com o Ministério Público Eleitoral, uma audiência pública sobre as eleições 2008 foi realizada no dia 3 de setembro, no pátio do Cefet, em Buriticupu. O objetivo foi prevenir as irregularidades no período eleitoral, por meio da conscientização dos eleitores.
O evento contou com a participação de, aproximadamente, 150 participantes, entre autoridades, pessoas da comunidade e representantes da sociedade civil organizada. A promotora de Justiça Uiuara de Melo Medeiros, da 95ª Zona Eleitoral representou o MP. Na ocasião, ela discorreu sobre a importância do exercício da democracia e sobre tolerância e respeito às diferenças. O discurso teve o objetivo de advertir a população sobre o conflito entre eleitores de dois candidatos rivais, ocorrido recentemente na referida cidade, que resultou na morte de um cidadão, por disparo de arma de fogo.
Outras autoridades também discursaram na audiência, a exemplo do juiz eleitoral Ailton Gutemberg, que ressaltou a necessidade do voto consciente e, ainda, discorreu sobre a segurança durante as eleições.