Realizou-se na manhã desta quinta-feira (dia 4), às 10h, a inauguração das novas instalações da 2ª Promotoria de Justiça especializada da Infância e da Juventude, à Avenida Ribamar Pinheiro nº 130, Madre Deus.
Prestigiada pela procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, a cerimônia de inauguração contou com significativa participação de autoridades civis e de membros e servidores do MP, entre os quais se destacavam: o procurador-geral do Estado, José Cláudio Pavão Santana (que representou o governador, Jackson Lago); o procurador de Justiça aposentado, Clésio Muniz (representando a Secretaria de Estado da Segurança Cidadã); a secretária municipal da Criança e Assistência Social, Leila Brandão de Sousa Andrade; o secretário de Estado adjunto da Igualdade Racial, Sílvio Bembem e a presidente da Funac, Elizângela Corrêa Cardoso, entre outros.
Após o descerramento da placa, foi dada a palavra à presidente da Ampem, Fabíola Fernandes Ferreira. Logo em seguida foi a vez do titular da 2ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, Raimundo Nonato Sousa Cavalcante que fez um breve histórico sobre o prédio e a obra ora inaugurada.
Representando os servidores da instituição, o técnico de execução de mandatos, Leonardo Henrique Aragão Blum, assinou juntamente com a procuradora-geral de Justiça um contrato de doação de um aparelho de TV e um de DVD para uso da promotoria.
Ao iniciar seu discurso, Fátima Travassos elogiou o trabalho dos membros e servidores do MP que se empenharam na consecução das novas instalações da promotoria, fazendo uma simbologia entre a dedicação daquelas pessoas e o sonho de uma sociedade quase perfeita, onde não existissem crianças e adolescentes sem escola, sem assistência médica e sem famílias estruturadas para acolhê-los.
Antes de ceder a palavra ao procurador de Justiça Francisco das Chagas Barros de Sousa que, ao seu ver, foi o “verdadeiro arquiteto daquela nova sede”, Fátima Travassos aproveitou a oportunidade para expor as dificuldades impostas ao MP pela Lei de Responsabilidade Fiscal, as quais impedem a instituição de cumprir plenamente sua responsabilidade constitucional de amparo à sociedade.
Agradecendo a deferência especial da atual procuradora-geral de Justiça, Francisco das Chagas Barros de Sousa fez um relato das dificuldades enfrentadas para que aquele momento se tornasse realidade e expressou sua felicidade em poder presenciar aquela inauguração.
O último orador, José Cláudio Pavão Santana igualmente expressou a satisfação do governo do Estado em ver concluída a sede da 2ª Promotoria da Infância e Juventude e elogiou a atuação eficaz do MP na defesa dos direitos e garantias da população maranhense.
Pelo MPMA, além de outros membros, participaram do evento a subprocuradora-geral de Justiça para assuntos administrativos, Regina Maria da Costa Leite, a diretora das promotorias da capital, Maria da Glória Mafra, o secretário para assuntos institucionais, Lusival Santos Gaspar Dutra e o diretor geral da PGJ, Abelardo Balluz.