

O Ministerio Público do Maranhão, através da 3ª Promotoria de Justiça de Balsas, realizou na última quinta-feira, 21 de agosto, uma audiência pública no povoado Aldeias, a 30 quilômetros da sede do município. Esta foi a 10ª audiência realizada como parte do projeto “Caminhando Direito – Educar para Transformar”.
O projeto tem por objetivo garantir o cumprimento das leis que garantem a segurança e o desenvolvimento de crianças e adolescentes no município. Os proprietários de bares e comércios, por exemplo, recebem orientações sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas e cigarros a menores. Além disso, são tratados temas como exploração sexual infantil e venda e uso de drogas. Existem, inclusive, urnas para que a população faça denúncias anônimas sobre pessoas ou pontos de vendas de drogas.
Segundo o promotor de Justiça Tarcísio José de Sousa Bonfim, a participação da população em Balsas tem sido intensa no projeto, enfatizando o apoio da Polícia Militar, que também participa das audiências. Nos 10 encontros já realizados, o “Caminhando Direito” atingiu um público superior a 2.200 pessoas. Além disso, empresários locais e a própria comunidade dão apoio à realização dos eventos, colaborando com trabalho ou doação de produtos – como camisas e alimentos.
Nesta etapa, o projeto “Caminhando Direito” tem visitado as comunidades da zona rural de Balsas. Além dos povoados Aldeias e Jenipapo (realizada em 19/08), já estão previstas outras audiências públicas, sendo a próxima no povoado Belos Ares, no início de setembro. O objetivo é alcançar todas as comunidades da zona rural do município até setembro.
Divulgação – Além da realização das audiências públicas, a 3ª Promotoria de Justiça de Balsas participou pela primeira vez da Agrobalsas 2008, o maior evento da região. Além de realizar palestras sobre o projeto “Caminhando Direito” e a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, o Ministério Público realizou panfletagem nos stands da feira agropecuária.