https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

MP e gestores estudam medidas para a saúde

Publicado em 12/08/2008 11:13 - Última atualização em 03/02/2022 16:56

FotoServlet

Membros do Ministério Público do Maranhão e gestores da saúde – do estado e do município de São Luís – reuniram-se terça-feira (dia 12), na Procuradoria Geral de Justiça, com a finalidade de traçar estratégias para a implementação de políticas públicas eficientes no setor, nas cidades próximas da capital, a exemplo de Rosário, Itapecuru-Mirim, Anajatuba, Barreirinhas, Alcântara, Santa Rita e Grande São Luís (Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar).

Um assunto destacado no encontro foi a necessidade de uma maior fiscalização por parte dos promotores de Justiça das entrâncias do interior, do cumprimento das determinações da lei para a implementação de atendimento básico e satisfatório em cada município.

As ações planejadas objetivam também eliminar a superlotação dos Socorrões de São Luís, cujo atendimento é comprometido pela demanda exasperada de pacientes, oriundos, principalmente, dos municípios próximos da capital.

Participaram da reunião a procuradora-geral de Justiça Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, o secretário para assuntos institucionais Lusival Santos Gaspar Dutra, o promotor de Justiça de defesa da saúde Herberth Costa Figueiredo, o secretário de estado da saúde Edmundo Costa Gomes, a secretária municipal de saúde Terezinha de Jesus Penha Abreu e a superintendente de atenção básica Marielza Cruz Sousa.

Para o cumprimento dos objetivos, já consta no calendário da PGJ, uma reunião envolvendo todos os promotores de Justiça de defesa da saúde da Grande São Luís. Prevista para acontecer no dia 13 de outubro, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, o encontro também contará com a participação dos secretários municipais de saúde. Antes, em 10 de setembro, será realizado um encontro prévio de membros do MPMA, gestores do estado e do município de São Luís e representantes da Vigilância Sanitária Estadual.

O Ministério Público do Maranhão pretende realizar uma reunião semelhante nas regiões de Caxias e Imperatriz. Posteriormente, os encontros devem acontecer em todo o estado, visando a implementação de políticas básicas de saúde para todo o povo maranhense.

Redação: Eduardo Júlio (CCOM – MPMA)