No último dia 12 de março foi deflagrada, nas principais ruas das cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale, uma operação conjunta entre Ministério Público e polícias Civil e Militar com o objetivo de desobstruir os passeios públicos que estavam sendo utilizados pelos comerciantes com placas, cavaletes e exposição de mercadorias.
A operação contou com a atuação da promotora de Justiça Lana Cristina Barros Pessoa (titular da 2ª Promotoria de Justiça de Pedreiras), servidores da promotoria, além de dez policiais militares e quatro civis.
Durante a operação, foram recolhidas dezenas de cavaletes, placas, painéis expositores e diversos objetos expostos sobre as calçadas. Foram apreendidos, também, diversos CDs e DVDs piratas que estavam sendo vendidos em barracas instaladas nos passeios públicos.
Em 2008 a promotoria de Justiça realizou uma audiência pública em Pedreiras com o intuito de conscientizar os comerciantes a fim de que fossem tomadas providências que garantissem o direito de tráfego livre pelas calçadas, já que as reclamações por parte da população eram constantes. Também foram expedidas notificações aos comerciantes e realizadas reuniões com representantes do comércio local com o mesmo objetivo.
Segundo a promotora de Justiça, Lana Pessoa, o trabalho terá continuidade com a notificação dos comerciantes que insistirem em obstruir os passeios públicos. Outras operações semelhantes não estão descartadas.