
Depois do alerta do Ministério da Saúde que incluiu o Maranhão entre os estados com elevado risco de epidemia de dengue, o Ministério Público estadual vem se mobilizando para ajudar a evitar a epidemia. Uma das ações nesse sentido foi iniciada em 1º de março, pela procuradora-geral de Justiça Fátima Travassos, que recomendou aos promotores, principalmente os da área da saúde, para instaurarem procedimentos administrativos visando acompanhar o cumprimento pelo Estado e pelos Municípios, das Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue.
“A mobilização para evitar uma epidemia de dengue no Estado é umas das prioridades do Ministério Público e por meio de medidas judiciais e extra-judiciais possíveis, vamos ser vigilantes e combativos em prol da erradicação desta doença”, frisou a procuradora-geral de Justiça.
No último dia 21, a procuradora-geral de Justiça participou, no Palácio Henrique de La Roque, do lançamento da campanha “Mutirão contra a Epidemia de Dengue”, desenvolvida pelo governo do Estado contra a proliferação da doença no Maranhão.
Na ocasião, o governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal, apresentou o planejamento das ações emergenciais a serem executadas em 90 dias. Cerca de 500 agentes de saúde foram capacitados para trabalharem na linha de frente garantindo o combate ao mosquito Aedes Aegypti. A meta é visitar 20 mil imóveis por dia.
Os agentes de endemias, além de receberem kits especiais para a operacionalização das ações, receberam também medicamentos que vão ser distribuídos nos municípios atingidos pelas enchentes, entre eles: Trizidela do Vale, Pedreiras e Bacabal.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), já foram registrados 2.797 casos de dengue no Maranhão no período de janeiro até o início deste mês, o que correspondente a um aumento de 370% em relação ao mesmo período do ano passado. Na capital, trabalhando com o mesmo período citado acima, foram registrados 387 casos, perfazendo um aumento de 614,8% em relação ao ano de 2010.
COMBATE À DENGUE
Veja dicas do Ministério da Saúde de ações simples, mas fundamentais de combate à dengue:
Não deixar pneus expostos, pois com a chuva eles se transformam em locais adequados para a proliferação das larvas do mosquito Aedes Aegypti. Assim como: garrafas abertas, pratinhos dos vasos de planta sem areia.
Manter bem tapados tonéis, caixas d’água e barris d’água.
Encher de areia até a borda os pratos das plantas ou lavá-los semanalmente com escova.
Trocar a água dos vasos de plantas aquáticas e lavá-los com escova, água e sabão toda semana.
Remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas dos telhados.
Virar todas as garrafas com a boca para baixo, evitando o acúmulo de água dentro delas.
Não deixar água acumulada na laje.
Fechar bem o saco de lixo e deixá-lo fora do alcance de animais. Manter a lixeira bem fechada.
Colocar no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água.
Lavar toda semana com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.