

O secretário para Assuntos Institucionais da Procuradoria Geral de Justiça, Marco Aurélio Ramos Fonseca, participou, na manhã desta terça-feira, 9, na sede da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), da abertura do Curso de Formação de Secretários das Juntas de Serviço Militar nos Municípios. O evento foi promovido pelo Exército, em parceria com a Famem.
Marco Aurélio Ramos Fonseca integrou a mesa do evento, ao lado do prefeito de Itaipava do Grajaú, José Maria da Rocha Torres, e do tenente coronel Pedro Moreira da Silva, chefe da 27ª Circunscrição do Serviço Militar.
Com 25 pessoas inscritas nesta etapa, o curso tem o objetivo de formar secretários para implementar, nos municípios do estado, Juntas Militares, para o oferecimento do Serviço de Alistamento do Serviço Militar. No Maranhão, dos 217 municípios, 114 possuem juntas. O órgão é responsável pelo alistamento e pela entrega do principal documento militar, o certificado de reservista.
“Essa luta é para tirar o Maranhão de mais um indicador negativo. Queremos chegar a atender 100% dos municípios do estado. Só assim vamos melhorar o nosso país”, disse o tenente coronel Pedro Moreira da Silva, durante a abertura.
O secretário de assuntos Institucionais da PGJ, Marco Aurélio Ramos Fonseca, destacou o resultado positivo da parceria entre o Exército e a Famem. “Este encontro é o modelo de iniciativa que o Ministério Público entende como caminho para a solução das demandas do estado. As instituições se aproximando e se integrando vão conseguindo obter soluções definitivas para os problemas”, completou.