Por determinação da Justiça, o prefeito de Penalva, Nauro Sérgio Muniz Mendes, tem dez dias para pagar os salários atrasados dos servidores do município. A decisão assinada quinta-feira (dia 20) pelo juiz Reginaldo de Jesus Cordeiro Júnior atende o pedido da Promotoria de Justiça da Comarca de Penalva. Caso a decisão seja descumprida, cada réu (município e gestor) vai pagar multa no valor de R$ 5 mil por dia.
Segundo o promotor de Justiça Carlos Róstão Martins Freitas – autor da Ação Civil Pública que solicitou a regularização dos salários – a situação no município está caótica. Muitos servidores não recebem vencimento há quatro meses. Por conta do atraso, os profissionais da saúde e da educação entraram em greve, o que comprometeu o funcionamento dos postos de saúde e do Hospital Municipal Jesus de Nazaré.
Por precaução, na quinta-feira (dia 21), servidoras da educação e da saúde (professoras, psicólogas, médicas e enfermeiras) do município de Penalva estiveram na Procuradoria Geral de Justiça, em São Luís, com o objetivo de solicitar providências à procuradora-geral de Justiça Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, caso a decisão judicial não seja cumprida. Uma audiência para discutir o assunto foi marcada para a próxima semana.