A cidade de Pindaré-Mirim (a 255 km de São Luís) celebrou na última segunda-feira, 24,
o Dia Municipal de Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. O Ministério Público do Maranhão, por meio do promotor de Justiça da comarca, Marco Antonio Santos Amorim, apoiou a iniciativa.
Uma caminhada, que contou com a participação de centenas de pessoas, percorreu as principais ruas do município, chamando a atenção da comunidade para a necessidade de combater essa prática que vem se alastrando no país inteiro.
Em discurso proferido ao término da caminhada, o representante do Ministério Público na comarca convocou a sociedade a participar dessa luta, denunciando às autoridades competentes casos de exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes dos quais tome conhecimento.
JÚRI
O Tribunal do Júri Popular da comarca de Pindaré-Mirim condenou, no dia 25, à pena de sete anos de reclusão o réu Raimundo Mota Matos pelo crime de homicídio simples praticado contra Sérgio Braga. O fato ocorreu em 2008, no povoado de Santa Teresa, em Tufilândia.
No julgamento, o Conselho de Sentença acatou a tese defendida pelo promotor de Justiça Marco Antonio Santos Amorim.
Após a decisão, o membro do MP fez questão de destacar a qualidade do julgamento, pelo fato de todos os jurados terem formulado perguntas às testemunhas e ao acusado. “A sociedade pindareense esteve muito bem representada. Os jurados demonstraram esmero exemplar e puderam pessoalmente tirar as dúvidas que surgiam durante a oitiva das testemunhas e interrogatório do réu”, enalteceu.