Na manhã de quinta feira, 9, a procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, esteve presente na solenidade de lançamento da pedra fundamental do Alcântara Cyclone Space, base de lançamento de foguetes binacional, que será construída com recursos do Brasil e da Ucrânia. O evento foi realizado no local onde será erguida a base. A apresentação do projeto foi feita por representantes dos governos dos países envolvidos.
Serão investidos aproximadamente R$ 500 milhões. A empresa deve começar a operar em 2012 e vai funcionar dentro da Base Militar da cidade de Alcântara. Durante a solenidade, foram apresentadas as maquetes da Alcântara Cyclone Space. Na ocasião, o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, explicou os detalhes do projeto à procuradora-geral de Jutiça.
ESTRATÉGICO
Alcântara foi escolhida para sediar uma base de lançamento de foguetes porque está num ponto estratégico do mapa, muito perto da linha do Equador, o que facilita a propulsão do equipamento. A posição proporciona uma economia de 30% no consumo de combustível. A parceria entre o Brasil e a Ucrânia prevê lucro de bilhões de dólares para colocar satélites em órbita.