https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

Procuradora-geral de Justiça visita imprensa e garante manter diálogo

Publicado em 03/10/2008 03:31 - Última atualização em 03/02/2022 16:57

FotoServlet
FotoServlet

A procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, em visita a veículos de comunicação de São Luís, na manhã desta quinta-feira, 2, assegurou o compromisso de manter sólidas as relações institucionais do Ministério Público do Maranhão com a imprensa. Ela esteve nas sedes dos jornais Pequeno e O Imparcial.

Recebida pelo diretor-geral, Pedro Freire, e pelo diretor de redação, Raimundo Borges, de O Imparcial, Fátima Travassos destacou o alargamento das atribuições do MP após a Constituição Federal, que completa 20 anos de sua promulgação neste domingo. “Hoje, o Ministério Público é uma das instituições mais procuradas pela sociedade e pelo cidadão em busca da garantia de seus direitos”, comentou.

Descreveu as ações que são encaminhadas pelo MP para o atendimento das demandas da sociedade, como as de improbidade administrativa contra gestores públicos, as de combate ao crime organizado, bem como aquelas que visam à preservação do patrimônio histórico e do meio ambiente.

A procuradora-geral de Justiça acrescentou que, apesar da ampliação das responsabilidades da instituição, apenas 2% das receitas líquidas do orçamento do Estado são repassados, enquanto que ao Judiciário esse repasse é de 6%. Fátima Travassos garantiu ainda que, mesmo diante das dificuldades financeiras, o MP continuará cumprindo seu papel constitucional. “Jamais serei tachada de ‘engavetadora’ de ações. Toda denúncia que chegar ao meu conhecimento será devidamente investigada”, declarou.

Sobre o relacionamento com a imprensa, ela afirmou que o MP permanecerá de portas abertas para informar a sociedade sobre os fatos de interesse público e “continuar promovendo a justiça, a cidadania e o direito à informação”.

JORNAL PEQUENO – No Jornal Pequeno, a procuradora-geral de Justiça também reafirmou o desejo de manter estreitos laços com a imprensa, em sua gestão, para garantir a transparência em todos os seus atos. Foi recebida pela proprietária do veículo, Hilda Bógea, pelo diretor de redação, Lourival Bógea, e pelo jornalista Osvaldo Viviani.

Na entrevista mantida com a direção do JP, Fátima Travassos relacionou as medidas já tomadas nestes três meses à frente da Procuradoria Geral de Justiça, destacando, entre estas, o concurso público a ser realizado para suprir a carência de promotores de justiça no interior do Estado. “Serão oferecidas 25 vagas para promotores substitutos”, informou.

A procuradora-geral de Justiça enfatizou, porém, que mesmo com o número de promotores de Justiça defasado, o Ministério Público não deixará de cumprir com o seu papel nestas próximas eleições. “Estamos deslocando provisoriamente vários promotores da capital para as comarcas do interior, a fim de que todo o processo eleitoral no nosso Estado possa transcorrer dentro dos parâmetros democráticos, conforme reza a Constituição,” afirmou.

Redação: José Luís Diniz – (CCOM/MPMA)