A procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, participou na manhã de quinta-feira, 11, do lançamento de três livros, de autoria do historiador e desembargador Milson Coutinho, que contam a história do Poder Legislativo do Maranhão.
A solenidade, que foi realizada no auditório Fernando Falcão, no novo prédio da Assembléia, marcou a instalação do projeto Memória do Parlamento Estadual. Deputados, magistrados, advogados, imortais da Academia Maranhense de Letras, além de funcionários da casa, prestigiaram o evento.
Em palestra, o autor discorreu sobre o conteúdo das três obras, revelando que as pesquisas demoraram, ao todo, cerca de 32 anos. Ele contou com a colaboração dos escritores Sebastião Moreira Duarte e Benedito Buzar.
O primeiro volume aborda o Parlamento Estadual no período monárquico, de 1830 a 1889; o segundo trata da Assembléia dos primeiros anos da República; e o terceiro enfoca a segunda parte do período republicano. “Várias figuras ilustres da história política e cultural maranhense tiveram assento no Legislativo, como João Lisboa e Sotero dos Reis”, relata Milson Coutinho
Até fevereiro de 2009, devem ser lançados mais três livros que compõem a série História da Assembléia Legislativa do Maranhão.