A promotora de Justiça da Comarca de Maracaçumé Herlane Maria Fernandes participou, no dia 18 (sexta-feira), do ato de incineração da droga apreendida no interior do Maranhão pela Polícia Federal, na operação denominada Pururuca II. A droga encontrada foi, especialmente, a maconha, tanto na forma de planta quanto no formato prensado, acondicionado em pacotes de aproximadamente 1 kg, próprios para o tráfico.
Sediada em Maracaçumé, a operação da Polícia Federal encontrou as plantações e os pacotes nas regiões vizinhas, incluindo o município de Bom Jardim. A droga foi incinerada na pista de pouso de Maracaçumé, momento em que a operação foi encerrada.
Segundo o policial federal Alex Raniery de Freitas Santos, o objetivo da Pururuca II foi erradicar os cultivos ilícitos. Ele afirmou que o Maranhão está incluído na lista dos estados que mais possuem plantações de maconha. Para combater o cultivo, a Polícia Federal tinha realizado em 2007 a operação Labareda. A Pururuca II contou com a participação de 70 agentes da PF e com o apoio da Força Nacional e do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate).