https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Nova edição da campanha de prevenção às drogas em 2016

Foi lançada no dia 21 de junho de 2016, no auditório da Biblioteca Pública Benedito Leite, em São Luís, a nova edição da campanha “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”, promovida pela 11ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena. Participaram do evento alunos e professores das redes públicas municipal e estadual, autoridades do Ministério Público do Maranhão e do Executivo e Legislativo municipal e estadual.

Em 2016, o programa de prevenção e combate às drogas será desenvolvido em 30 escolas, sendo 15 unidades do município de São Luís e 15 do estado, especialmente de 22 a 26 de agosto, quando serão promovidas atividades de reflexão sobre a problemática e os concursos de poesia e desenho sobre o tema, cujo edital foi elaborado pelo Ministério Público do Maranhão para a campanha.

PREVENÇÃO

Presente na abertura, o Procurador-Geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, ressaltou que a campanha é muito importante, principalmente neste momento pelo qual o Brasil passa, com o agravamento das crises moral, ética, política e econômica. “A droga está por detrás do problema da violência. A droga é o mal maior. Por isso, este é o momento para trabalharmos a prevenção”, enfatizou.

Ele acrescentou que o caminho das drogas pode ter três consequências: o distúrbio mental, a prisão ou a morte. “No começo pode parecer prazeroso, mas logo depois uma família pode ser destruída. Portanto, temos que levantar os valores éticos e morais, valorizando a escola e o seio familiar”.

CONSELHO ANTIDROGAS NAS ESCOLAS

Criadora da campanha, a Promotora de Justiça Cristiane Gomes Coelho Maia Lago afirmou que a mudança de metodologia do programa em 2016 tem o objetivo de atingir o maior número de alunos. Nos anos anteriores, os estudantes participavam dos debates e palestras promovidos pelo MPMA. Neste ano, professores e gestores serão capacitados para discutir o tema da campanha no interior das escolas. “Nós queremos que nossos jovens não entrem em contato com a drogas. Para isso, eles precisam de muita informação. Do contrário, vão aceitar”, completou, ressaltando a importância da prevenção.

Cristiane Lago também destacou a criação da Lei estadual n° 10.302/2015, de autoria do deputado estadual Eduardo Braide, presente no evento, que prevê a criação em todas as escolas públicas maranhenses do Conselho Escolar Antidrogas. O colegiado deve ser formado por nove componentes, com representantes de pais, professores e estudantes.

Presente na audiência, a promotora de justiça de Açailândia, Sandra Fagundes Garcia, que desenvolve a campanha nos municípios da referida comarca, afirmou que a melhor forma de obter resultados positivos é promovendo o debate permanente no âmbito escolar, com o desenvolvimento de atividades preventivas. “Em Açailândia, no ano passado, a campanha foi muito bem recebida pela sociedade, conseguimos abranger todas as escolas municipais e estudais existentes na comarca”.

Do MPMA também participou do evento o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst), Marco Antonio Santos Amorim.

Igualmente estiveram presentes Aline Nascimento (diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite), Manoel Pedro Castro (representando a Secretaria de Estado da Educação), Eduardo Braide e Márcia Rodrigues (representando a Secretaria Municipal de Saúde).