Em busca da modernização tecnológica e da consequente melhoria da qualidade do atendimento, com a maior celeridade no andamento dos processos e dos sistemas já implantados (Simp e Diário Eletrônico), o Ministério Público do Maranhão vem desenvolvendo o projeto de uma nova rede de dados.
Elaborado e gerenciado pela Coordenadoria de Modernização e Tecnologia da Informação (CMTI) do MPMA, o projeto encontra-se em fase de migração e implantação dos circuitos de dados.
Em reunião na semana passada, com a procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, acompanhada da subprocuradora-geral para assuntos Administrativos (PGJ), Teresinha Guerreiro, e do diretor-geral em exercício da Procuradoria Geral de Justiça, Emmanuel Soares, a coordenadoria da CMTI apresentou um balanço do andamento da implantação da nova rede.
“O investimento na tecnologia é uma diretriz de nossa gestão. Dessa forma, ampliamos a integração entre as unidades ministeriais e, como consequência, aperfeiçoamos o atendimento aos cidadãos”, avaliou Regina Rocha.
Segundo o coordenador da CMTI, Alan Robert Ribeiro, com a modernização será ampliada a velocidade dos atuais circuitos de dados entre as promotorias de justiça das comarcas do interior e da capital e a sede da PGJ.
A previsão é de que até o final do mês de agosto de 2016 a nova rede esteja implantada em todas as Promotorias de Justiça do estado.
NÍVEIS DE VELOCIDADE
Dos 122 circuitos de dados instalados no Ministério Público do Maranhão, 94 (80%) têm velocidade de 512KBPS. Além disso, 17 circuitos via satélite atingem somente 1024 KBPS. Apenas 10 circuitos, instalados em promotorias e outras unidades do MP, têm velocidade de 2MBPS (megabytes). E somente nas Promotorias de Justiça da Capital, a velocidade chega a 10MBPS.
Com a nova rede de dados, a grande maioria dos circuitos (mais de 80%) terá velocidade de, pelo menos, 2MBPS. Em outras cinco promotorias, a velocidade chegará a 4MBPS; e em 13, vai atingir 10MBPS.
Abaixo as situações da rede atual e da nova:
REDE ATUAL
– 17 circuitos de dados via satélite (com 1024 KBPS) – em 17 promotorias;
– 94 circuitos de dados via terrestre (512 KBPS) – 91 nas promotorias, 2 na ESMP e 1 no Fórum da Capital;
– 8 circuitos de dados via terrestre (2MBPS) – 8 promotorias;
– 2 circuitos de dados via terrestre (2MBPS) – almoxarifado e Seati (Secretaria-Adjunta de Tecnologia da Informação);
– 1 circuito de dados via terrestre (10MBPS) – Promotorias da Capital.
NOVA REDE
– 1 circuito de dados via satélite (com 1024 KBPS) – instalado na Promotoria Itinerante;
– 101 circuitos de dados via terrestre (2MBPS) – em 98 promotorias, 1 na ESMP, 1 no Almoxarifado e 1 no Seati;
– 2 circuitos de dados via terrestre (2x 2MBPS) – 1 promotoria;
– 5 circuitos de dados via terrestre (2MBPS) – em 4 promotorias e 1 no Fórum;
– 13 circuitos de dados via terrestre (10MBPS) – em promotorias de entrância intermediária.
Redação e foto: CCOM-MPMA