https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Núcleo Divineia

O Núcleo Comunitário de Mediação e Práticas Restaurativas da Divineia é o ponto físico de referência do Programa MP na Comunidade naquele território, voltado para o atendimento de pessoas residentes nos bairros Divineia, Sol e Mar, Vila Luizão e Turu.

SERVIÇOS

No Núcleo Comunitário de Mediação e Práticas Restaurativas da Divineia são ofertados os seguintes serviços:

Mediação Comunitária: encontros entre duas ou mais pessoas que vivem uma situação conflituosa e desejam resolvê-la de forma pacífica, por meio do diálogo, com o auxílio de um mediador comunitário.

Práticas Restaurativas: espaços criados para aproximar pessoas interessadas em dialogar e fortalecer vínculos afetivos. Existem muitas práticas restaurativas. Atualmente, os facilitadores dos Núcleos Comunitários trabalham com duas: os Círculos de Paz e os Círculos de Resolução de Conflitos.

Os Círculos de Paz são encontros para tratar de temas diversos ou para tomar decisões coletivas de interesse da comunidade. Essa prática é muito eficaz para a prevenção de conflitos.

Os Círculos de Resolução de Conflitos são encontros entre pessoas que vivem uma situação conflituosa de ampla repercussão. Participam dos encontros também as pessoas que formam as redes de apoio do ofensor (pessoa que cometeu o ato que desencadeou o problema) e do ofendido (pessoa que sofreu diretamente a consequência do ato praticado).

Estudos de Casos e Encaminhamentos à Rede de Atendimento Integral: quando a situação não pode ser totalmente resolvida no Núcleo Comunitário, as pessoas interessadas são encaminhadas para a Rede de Atendimento. Na Rede estão todos os órgãos que executam políticas públicas no território: CRAS; CREAS; CAPS; Conselho Tutelar; Hospitais; UPA; Polícia Militar; escolas e Organizações Sociais Comunitárias.

Encaminhamentos ao Judiciário: quando o conflito não pode ser solucionado por meio da mediação e das práticas restaurativas, seja por indisponibilidade dos envolvidos ou por outros motivos, as pessoas são encaminhadas ao Poder Judiciário.

Atividades de Educação em Direitos Humanos: Rodas de Conversa e Círculos de Construção de Paz.

Atividades de promoção da saúde mental comunitária: Rodas de Terapia Comunitária Integrativa.

TIPOS DE CONFLITOS

Muitos conflitos podem ser resolvidos no Núcleo Comunitário de Mediação e Práticas Restaurativas da Divineia, desde que haja interesse e disponibilidade das pessoas envolvidas. A exemplo:

Familiares: situações do dia a dia; separações de casais; pensão alimentícia; guarda dos filhos; outros).

Escolares: situações envolvendo alunos, professores, gestores e funcionários de escolas.

Vizinhança: relacionados à convivência entre vizinhos.

MEDIADORAS COMUNITÁRIAS

As mediadoras comunitárias são pessoas da comunidade selecionadas e continuamente capacitadas pelo Ministério Público Estadual para a atuação voluntária no Núcleo Comunitário de Mediação e Práticas Restaurativas da Divineia. Elas auxiliam as pessoas envolvidas em conflitos a construírem soluções, sem aconselhá-las e sem julgá-las. Vale ressaltar que as mediadoras têm o dever de guardar o sigilo profissional e estão sujeitas ao disposto em Código de Ética.

Carmem Sousa Maranhão
Graduada em Estética e Cosmetologia. Microempreendedora. Mediadora Comunitária certificada pela Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão.

Claudimar Trindade Rego
Psicóloga. Pós-graduanda em Psicologia Jurídica. Mediadora Comunitária certificada pela Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão.

Elaine Trigueiro de Sousa Alves
Graduanda em Serviço Social. Mediadora Comunitária certificada pela Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão.

Francilene Martins Mineiro
Assistente Social. Técnica em Segurança do Trabalho. Técnica em Enfermagem. Mediadora Comunitária certificada pela Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão.

Karliane de Jesus Machado Ferreira
Gestora Hospitalar e Pós-Graduada em Saúde Mental. Mediadora Comunitária certificada pela Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão.

Laureany de Jesus Costa
Assistente Social. Mediadora Comunitária certificada pela Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão.

Núbia Lima Arruda
Gestora de Recursos Humanos. Mediadora Comunitária certificada pela Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão.

Núbia Lafaiete dos Santos Feu de Carvalho.
Assistente Social. Mediadora Comunitária certificada pela Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão.

Rosileide Pereira Maciel
Integrante da Pastoral da Criança. Mediadora Comunitária certificada pela Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão.

Tarcila Araújo de Sousa
Assistente Social. Mediadora Comunitária certificada pela Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão.

FACILITADORAS EM PRÁTICAS RESTAURATIVAS

As facilitadoras em práticas restaurativas são pessoas da comunidade selecionadas e continuamente capacitadas pelo Ministério Público Estadual para a atuação voluntária no Núcleo Comunitário de Mediação e Práticas Restaurativas da Divineia. Elas auxiliam as pessoas envolvidas em conflitos a construírem soluções, sem aconselhá-las e sem julgá-las. Vale ressaltar que as facilitadoras têm o dever de guardar o sigilo profissional e estão sujeitas ao disposto em Código de Ética.

Claudimar Trindade Rego
Psicóloga. Pós-graduanda em Psicologia Jurídica. Facilitadora em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz certificada pela Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão.

Elaine Trigueiro de Sousa Alves
Graduanda em Serviço Social. Mediadora Comunitária certificada pela Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão.

Francilene Martins Mineiro
Assistente Social. Técnica em Segurança do Trabalho. Técnica em Enfermagem. Facilitadora em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz certificada pela Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão.

Laureany de Jesus Costa
Assistente Social. Facilitadora em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz certificada pela Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão.

Tarcila Araújo de Sousa
Assistente Social. Facilitadora em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz certificada pela Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão.

Lívia Raquel Machado Ferreira
Ensino Médio Completo. Facilitadora em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz certificada pela Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão.