
A ouvidora do Ministério Público do Maranhão, procuradora de justiça Sandra Elouf, participou, nesta segunda-feira, 27, das comemorações de 1 ano da inauguração do Centro de Referência Especializado de Atenção Integral a Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi), localizado na Cohab. A solenidade foi promovida pelo Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Saúde (SES), Desenvolvimento Social (Sedes) e Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).
Na ocasião, Sandra Elouf agradeceu a disponibilização de uma sala no Creaispi para instalação do Posto Avançado da Ouvidoria do MPMA, que começará os atendimentos nos próximos dias. “Estive aqui no final do ano passado e me senti extremamente acolhida. Gostaria de dizer que nós, do Ministério Público, fomos agraciados com uma sala de atendimento jurídico”, destacou.

Do MPMA, também participaram o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência, Alenilton Santos da Silva Júnior; o promotor de justiça Ronald Pereira dos Santos, titular da 1ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Pessoa com Deficiência; e a servidora Roseane Pantoja, coordenadora de Administração.
Estiveram presentes ainda os secretários de Estado da Saúde, Thiago Fernandes; de Direitos Humanos e Participação Popular, Lilian Raquel; a diretora-geral do Creaispi, Arlete Abreu, além de representantes da Defensoria Pública e de instituições ligadas à proteção de pessoas idosas.
Inaugurado no ano passado, o Creaispi é destinado a pessoas a partir dos 60 anos, de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa, que apresentem perdas cognitivas, funcionais, problemas sociais, ou grandes Síndromes Geriátricas, que necessitam de abordagem multidisciplinar especializada. O centro dispõe de equipe interinstitucional com funcionamento de vários órgãos, entre os quais o MPMA, por meio das Promotorias de Justiça Especializadas da Pessoa Idosa e agora da Ouvidoria.
Redação: CCOM-MPMA