https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

PAÇO DO LUMIAR – Audiência pública debate campanhas de prevenção às arboviroses

Publicado em 19/05/2023 17:57 - Última atualização em 19/05/2023 17:57

Audiência foi coordenada pela promotora de justiça Gabriela Tavernard

Como parte do projeto “Diálogos sobre saúde”, foi realizada nesta sexta-feira, 19, na sede das Promotorias de Justiça de Paço do Lumiar, uma audiência pública para debater as arboviroses, com ênfase na prevenção e combate à dengue, Zika e Chikungunya.

A atividade, que foi coordenada pela promotora de justiça Gabriela Brandão da Costa Tavernard, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar e idealizadora do projeto, contou com a palestra de Afonso Henrique de Jesus Lopes, da Superintendência da Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde.

Durante a audiência, foi informado que o município de Paço do Lumiar apresenta desde 2022 o índice de médio risco de infestação.

Também foi revelado pelos participantes que há muitos problemas estruturais no Núcleo de Endemias do município, a exemplo da quantidade insuficiente de agentes de combate de endemias e a falta de materiais para execução do trabalho no campo.

Representantes da Semus e da comunidade participaram da atividade

Os representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Paço Lumiar (Semus) presentes à audiência disseram que está prevista a realização de seletivo no ano de 2023 para agentes de endemias.

Foi recomendado que a coleta de sangue em casos suspeitos de dengue, Zika e Chikungunya devem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde, com encaminhamento para o Laboratório Central do Maranhão (Lacen), que detém padrão ouro nesta análise.

Outro ponto que representantes da Semus sustentaram é que está sendo locado um novo imóvel para o Núcleo de Endemias e será avaliada a possibilidade de licitação para aluguel de motocicletas.

ATUAÇÃO CONJUNTA

Também foi debatida a necessidade de atuação conjunta entre diversos setores do município, como agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, Sinfra, vigilância sanitária, além da necessidade de ampla divulgação das ações empreendidas por esses órgãos, para que os cidadãos colaborem com o ingresso desses agentes nos domicílios. Campanhas educativas em caráter permanente foram sugeridas.

Redação: CCOM-MPMA