https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

PAÇO DO LUMIAR – MPMA visita cooperativa de catadores

Publicado em 23/01/2024 14:30 - Última atualização em 23/01/2024 16:44

O titular da Promotoria Regional Ambiental, Francisco Teomário Serejo Silva, acompanhado de sua equipe de trabalho, realizou, no dia 11 de janeiro, uma inspeção à Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Paço do Lumiar (COOPCARE).

Durante a inspeção, representantes da COOPCARE denunciaram que a Prefeitura de Paço do Lumiar não está realizando a coleta dos resíduos rejeitos separados pela cooperativa, o que tem gerado impacto no processo de gestão de resíduos sólidos na região.

A situação, segundo informações da COOPCARE, afeta a eficiência do trabalho da cooperativa. Além disso, foi informado que o Ecoponto da área, destinado ao descarte adequado de resíduos sólidos urbanos, não está em funcionamento.

Conforme apontado pelos representantes da Cooperativa, essa ausência compromete a conscientização ambiental e dificulta a destinação correta dos materiais, prejudicando tanto os catadores quanto a população em geral.

Diante dessas informações, a 1ª Promotoria Regional do Meio Ambiente ressaltou a importância de ações coordenadas entre a cooperativa, a prefeitura e demais órgãos competentes para garantir o pleno funcionamento do sistema de coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos.

Durante a vistoria, a cooperativa estava funcionando normalmente, com os catadores desempenhando as atividades de separação de resíduos recicláveis.

O promotor de justiça destacou a relevância do trabalho desenvolvido pela COOPCARE na promoção da reciclagem e no fomento à inclusão social. Ele salientou que a cooperação entre a sociedade civil, as autoridades locais e os órgãos ambientais é fundamental para o sucesso de iniciativas voltadas à sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Francisco Teomário anunciou que serão adotadas medidas objetivando garantir a regularização da coleta e manejo dos resíduos, bem como para viabilizar o efetivo funcionamento do Ecoponto na região.
Por fim, enfatizou o compromisso da Promotoria em defender os direitos ambientais e assegurar o cumprimento das normas que regem a gestão adequada dos resíduos sólidos.

Redação: CCOM-MPMA