https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

PASSAGEM FRANCA – MPMA premia participantes de projeto sobre educação financeira

Publicado em 20/08/2018 14:57 - Última atualização em 03/02/2022 17:32

DSC 0141 reduzDSC 0037 reduzDSC 0035 reduzDSC 0043 reduzDSC 0128 reduzDSC 0090 reduzDSC 0098 reduzDSC 0104 reduzDSC 0120 reduzDSC 0061 reduzDSC 0080 reduzO Ministério Público do Maranhão premiou, na quinta-feira, dia 16, 12 estudantes do município de Passagem Franca participantes do projeto “Educação Financeira: instrumento de cidadania”. Os alunos da rede de educação pública produziram redações com a temática “Como administrar o meu dinheiro” e tiveram seus trabalhos reconhecidos na cerimônia realizada no Balneário Clube, em Passagem Franca.

O projeto foi organizado e executado pela Promotoria de Justiça de Passagem Franca e pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor (CAOp Consumidor). O objetivo é promover a reflexão sobre o consumo consciente, evitar o endividamento e estimular o planejamento financeiro dos cidadãos.

O evento reuniu autoridades do Poder Executivo, Judiciário e Legislativo, Polícia Militar, conselheiros tutelares, professores e profissionais da educação e representantes da sociedade civil. Os alunos premiados receberam um certificado de participação e um tablet.

Em sua apresentação, o coordenador do CAOp Consumidor, Nacor Paulo Pereira dos Santos, representou o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, e destacou que a temática foi trabalhada nas escolas, em parceria com os professores, por meio de atividades lúdicas ou abordagem nas disciplinas com temas transversais. “A vida financeira representa um desafio e os jovens são estimulados a acreditarem na própria capacidade”, afirmou.

Ao refletir sobre a importância da educação do planejamento financeiro, Santos enfatizou aos estudantes que “o dinheiro tem valor, mas não é a coisa mais valiosa que existe”. No mesmo sentido, o titular da Promotoria de Justiça de São Francisco do Maranhão, Carlos Pinto de Almeida Júnior, que atuou em Passagem Franca de 2012 a 2014, parabenizou os participantes do projeto e o empenho dos professores, diretores e alunos.

Segundo o titular da Promotoria de Justiça de Passagem Franca, Carlos Allan Costa Siqueira, a parceria com a Secretaria Municipal de Educação permitiu implementar ações de educação, proteção e inclusão financeira dos consumidores, disponibilizando informações para assegurar melhor eficiência nas relações de consumo. “Estimular estudantes a pensar no uso do dinheiro de forma racional é promover responsabilidade e equilíbrio com a distinção do que é necessário para o seu bem-estar. Aos alunos premiados, meus parabéns pela importante e merecida conquista”, afirmou o promotor de justiça, que também é coordenador regional do CAOp Consumidor.

Para o prefeito Marlon Torres, a solenidade concretiza o ápice da parceria institucional entre o Município de Passagem Franca e o Ministério Público. “Na maioria das vezes, o Ministério Público é visto como o órgão que coíbe irregularidades e fiscaliza o cumprimento da lei. Esse projeto mostra que o trabalho ultrapassa esse enfoque e promove em nossos alunos a reflexão para um futuro melhor”.

Presente na solenidade, o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Tarcísio Bonfim, parabenizou os educadores e o fato de o projeto refletir sobre a questão financeira dentro do ambiente escolar. “Trata-se de mais uma iniciativa promissora do Ministério Público”.

O evento teve a apresentação de dança do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca) e da banda de fanfarras de Passagem Franca.

Também participaram os promotores de justiça Rogernilson Ericeira Chaves (Penalva) e Renato Ighor Viturino Aragão (São João dos Patos).

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

O projeto é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 29 de agosto de 2017, entre o MPMA, o Município de Passagem Franca e Poder Legislativo municipal estabelecendo a criação do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor. Em outro acordo, firmado na mesma data, o Poder Executivo municipal aderiu ao projeto “Educação financeira: instrumento de cidadania”, realizado na rede pública de educação.

PREMIADOS

Thassylla Alvana Souza Pereira (Escola Heloisa Maria de Sousa Almeida), Kleidiane de Sousa Reis e Thauanny Haana Silva Duarte (Escola Getúlio Vargas), Yasmim da Silva Rocha (Escola Nossa Senhora das Graças), Kauã Santos Cardoso (Escola Afonso Costa), Jamilly de Sousa (Escola Professora Maria José Reis), Luana Fernandes de Sousa (Escola Professor Raimundo Masculo), Carlos Eduardo Oliveira Santos (Escola Isabel Cristina Porto), Thaylan Carvalho de Oliveira (Escola Cel. Germano Cardoso), Jaqueline Tavares Mota (Escola Estado do Paraná), Ananda Sarah Alves Oliveira (Escola Raimundo Veríssimo) e Kaillany Alves Pereira (Escola Raimundo Diogo).

Redação e fotos: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)