
O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, recebeu nesta quarta-feira, 29, a visita do vice-almirante Marcelo Menezes Cardoso, que é comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), acompanhado do promotor de justiça Paulo Roberto Barbosa Ramos, titular da 2ª Promotoria de Justiça Especializada Militar de São Luís, e de uma comitiva de militares.
O comandante da ESG veio a São Luís para participar do 1° Congresso “O Maranhão e a Amazônia: Direitos, Vocações Estratégicas, Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável e a Soberania Nacional”, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça (PPGDir) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Pelo Ministério Público do Maranhão, também acompanharam a visita de cortesia a procuradora de justiça Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro e o promotor de justiça Luiz Muniz Filho, coordenador do Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).
Na pauta do encontro, foi enfocada a necessidade de a sociedade se conscientizar acerca da importância de se efetivar a cultura de defesa no país. “Isso não deve ser preocupação somente de militares. Hoje existe uma variedade muito grande de crimes complexos, que exigem de todos nós uma atenção especial, a exemplo dos crimes cibernéticos, biopirataria, tráfico de drogas, entre outros”, afirmou o vice-almirante Cardoso.

Eduardo Nicolau agradeceu a visita da comitiva e colocou o MPMA à disposição da ESG para futuras parcerias que promovam a capacitação de seus membros e servidores da instituição ministerial.
Também participaram da visita o contra-almirante veterano Gilberto Cezar Lourenço (assessor de Relações Institucionais da ESG); o capitão de mar e guerra Alessandro Domingos Gurski (capitão dos Portos do Maranhão); o coronel veterano William Fernandes de Oliveira Amaral (coordenador executivo do 1º Congresso “O Maranhão e a Amazônia”) e Margarete Rocha Massini (auxiliar da Assessoria de Relações Institucionais da ESG).
Redação: CCOM-MPMA