Em reunião nesta quarta-feira, 27, no gabinete da procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, foram apresentados e aprovados o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) e o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (Peti).
Os documentos foram analisados pelo Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação, formado pela procuradora-geral, pelo procurador de justiça Joaquim Henrique de Carvalho Lobato (que o preside) pelo corregedor-geral do Ministério Público, Suvamy Vivekananda Meireles, diretor-geral da PGJ, Luiz Gonzaga Martins Coelho, pela chefe de gabinete da Corregedoria do MPMA, promotora de justiça Doracy Moreira Reis, e pelo coordenador de Modernização e Tecnologia da Informação, (CMTI) Alan Robert da Silva Ribeiro. O promotor de justiça Fernando Barreto Júnior, que também integra o comitê, justificou a ausência.
Na reunião, a quarta já realizada, o diretor-geral da PGJ ressaltou as ações e os investimentos já efetivados no setor em busca da profissionalização da gestão, por meio da implantação de novos sistemas no âmbito do MPMA, como o Sistema Integrado do Ministério Público (Simp) e o Sistema de Tramitação de Processos Administrativos (Digidoc).
Alan Ribeiro também destacou a importância dos dois documentos, como “instrumentos de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação”. Ele informou que o PDTI foi iniciado em janeiro de 2014 e que foi concluído antes do prazo previsto, que era para 1º de dezembro deste ano.
O comitê esclareceu que o plano diretor e o planejamento estratégico de TI, que cobrem o período de 2015 e 2016, estão articulados aos objetivos do MPMA inseridos em seu Planejamento Estratégico do MPMA, que vai de 2012 a 2016. Aspectos detalhados do plano diretor foram apresentados na reunião, como as ações derivadas das metas propostas, as aquisições e as contratações de serviços
Foram informados, ainda, os orçamentos da área de Tecnologia da Informação para o biênio, com a ressalva de que podem ser revisados e adequados pelo comitê, a fim de responder a eventuais alterações orçamentárias.
O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação foram aprovados por unanimidade.
Redação: CCOM-MPMA