
O plantão das Promotorias de Justiça da Capital, que funciona no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), passará a contar, a partir da segunda quinzena deste mês, com dois policiais militares da reserva remunerada, em regime de revezamento, para garantir maior segurança aos membros e servidores do Ministério Público em atividade no local.
A informação foi prestada pelo diretor-geral da Procuradoria Geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, em visita ao diretor do fórum, juiz Osmar Gomes dos Santos, na manhã desta sexta-feira, 7.
A capitã Regina Gomes, chefe da seção de Segurança Institucional da PGJ, acompanhou a reunião.
Os policiais irão atuar no plantão do Ministério Público à noite, nos finais de semana e feriados. O diretor do fórum solicitou que fosse enviado ofício pela diretoria geral da PGJ, com a informação sobre os nomes dos policiais, para que seja liberado o acesso às dependências do órgão da justiça.
Na sala do plantão, o diretor-geral da PGJ fez a entrega de um rádio de comunicação para a servidora Giselle Pinheiro. O equipamento deve ser utilizado para facilitar o contato do plantão com o serviço de segurança do fórum, sempre que se fizer necessária a presença de um policial no local.
Luiz Gonzaga Martins Coelho informou que a presença dos policiais, além de atender a uma reivindicação dos promotores de justiça, vem reforçar as medidas já adotadas pela administração superior para proporcionar melhores condições de trabalho a membros e servidores, com mobiliário, equipamentos e pessoal necessários. Na sala, atuam quatro telefonistas, sendo duas em cada turno, um auxiliar de serviços gerais e quatro motoristas, que se revezam.
OUTROS ASSUNTOS
Durante a reunião, o diretor-geral da PGJ reivindicou a ampliação de vagas no estacionamento do fórum para os membros do Ministério Público, que, diariamente, enfrentam dificuldades para estacionar seus veículos no local, além do aumento do número de elevadores.
Outros temas de interesse dos membros do Ministério Público também foram abordados, como o acesso entre a sede própria das Promotorias da Capital, que está em reforma, e o fórum.
Osmar Gomes informou que estão sendo realizados serviços para a abertura, até o final do ano, de mais 150 vagas no estacionamento, sendo algumas exclusivas para os membros do MPMA, além da implantação de mais quatro elevadores – três para o público em geral e um específico para os integrantes das carreiras jurídicas que exerçam suas atividades no fórum.
Redação e fotos: José Luís Diniz (CCOM-MPMA)