https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

PORTO – Mestrado em Criminologia tem aulas encerradas

Publicado em 30/01/2026 17:00 - Última atualização em 30/01/2026 14:37

Programa é oferecido em parceria com a SVT Faculdade e Universidade Fernando Pessoa

Foram encerradas nesta sexta-feira, 30 o período de aulas do programa de mestrado em Criminologia oferecido pelo Ministério Público do Maranhão, por meio de sua Escola Superior (ESMP), em parceria com a SVT Faculdade e a Universidade Fernando Pessoa.

A última etapa das aulas aconteceu de forma presencial no Porto, em Portugal, durante todo o mês de janeiro. Antes, as aulas foram realizadas de forma remota, no período de março a novembro de 2025. A partir de agora, os inscritos têm até dezembro de 2026 para a conclusão de suas dissertações, que serão defendidas no início de 2027.

Participante do curso, a promotora de justiça Gabriele Gadelha Barboza de Almeida, titular da 8ª Promotoria de Justiça Especializada de Imperatriz, vê a iniciativa como um compromisso da administração superior com a excelência institucional. Para ela, os conhecimentos adquiridos permitem um olhar renovado para as práticas do dia a dia, com base em teorias modernas e no direito comparado.

“O estudo aprofundado da Criminologia nos convida a compreender o fenômeno do crime em sua complexidade, analisando suas raízes e suas dinâmicas sociais, afastando-se da aplicação automática da lei”, avalia.

O analista ministerial – área processual, Abrahão Jefferson Batista Silva, lotado na Assessoria Especial da Procuradoria Geral de Justiça, também ressalta a importância do aprofundamento dos conhecimentos para o aprimoramento do trabalho do Ministério Público do Maranhão.

“O MPMA ganha com a capacitação de todos os mestrandos que aqui estão, indo, dessa forma, ao encontro do princípio constitucional da eficiência, uma das bases da Administração Pública”, conclui.

Participam da pós-graduação 31 membros e nove servidores do MPMA, inscritos segundo o termo de convênio firmado entre as instituições em novembro de 2024.

Redação: CCOM-MPMA