https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

Projeto Ouvidoria nos Bairros encerra primeira etapa de atividades

Publicado em 04/09/2023 14:32 - Última atualização em 12/02/2025 10:05

Sandra Elouf coordenou as atividades

O projeto Ouvidoria nos Bairros, iniciativa do Ministério Público do Maranhão, encerrou no último sábado, 2 de setembro, as atividades relativas à primeira etapa do projeto em 2023. A ação foi realizada na Associação Carente São Benedito, no bairro de Fátima.

O objetivo do projeto é divulgar o trabalho da Ouvidoria, ampliar o acesso dos cidadãos aos canais de atendimento e facilitar o registro de demandas e reclamações que serão apuradas pelo Ministério Público ou repassadas a outros órgãos com atribuição correspondente.

Desde o mês julho, já foram atendidas comunidades dos bairros Cidade Operária, Cidade Olímpica, Areinha e Matinha (zona rural de São Luís).

Moradores do bairro de Fátima receberam atendimento da Ouvidoria do MPMA

Em cada comunidade visitada a Ouvidoria do MPMA presta atendimento aos cidadãos, esclarecendo os presentes sobre seus direitos e também recebendo demandas que são encaminhadas aos órgãos públicos responsáveis. Na Associação Carente São Benedito, também foram oferecidas consultas oftalmológicas, testes de glicemia, atendimento do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social, além de atividades culturais como contação de histórias, brincadeiras para crianças e aulão de zumba.

A ouvidora do MPMA, procuradora de justiça Sandra Elouf, considerou muito positiva a receptividade da população ao projeto. “Para nós, é uma grata satisfação a acolhida das comunidades, sobretudo das associações comunitárias, o que só reforça nossa vontade de trazer o Ministério Público para dentro dos bairros, dando voz e vez ao cidadão”.

Na programação de encerramento do projeto, promotor de justiça Márcio Thadeu Marques, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Infância de São Luís, ministrou uma palestra sobre a primeira infância. “A presença da família é essencial nessa fase da vida para garantir a esse segmento o direito ao desenvolvimento integral, que é assegurado no marco legal da primeira infância”, destacou.

Na ação da Ouvidoria do MPMA, foram divulgados os canais de atendimento do órgão: Disque 127 ou 0800-0981600; WhatsApp: (98) 99137-1298; e-mail: ouvidoria@mpma.mp.br

Redação e fotos: CCOM-MPMA

Tags: