

Nesta segunda-feira, 15, duas integrantes do Ministério Público do Maranhão (MPMA) foram homenageadas com títulos de cidadania. Em São Luís, a promotora de Justiça Samira Mercês dos Santos recebeu, da Assembleia Legislativa do Maranhão, o título de ‘Cidadã Maranhense’, em sessão solene realizada no Plenário Nagib Haickel. A proposição foi do deputado Carlos Lula (PSB).
Na Câmara de Vereadores de São Vicente Férrer, a homenageada foi a promotora de justiça Alessandra Darub Alves com a cidadania vicentina. A concessão do título foi indicação do vereador Luís Fernando.
Samira Mercês dos Santos é natural da cidade de Sabará (MG) e reside no Maranhão desde 2004, quando se tornou membro do MPMA. Atualmente, é titular da Promotoria de Justiça da Comarca de Pinheiro. Ela já atuou como promotora titular nas comarcas de Turiaçu, São Luís Gonzaga do Maranhão, Açailândia, Imperatriz e Chapadinha.
Ao receber a homenagem, Samira Santos disse estar emocionada e agradecida. “É muito emocionante e eu me sinto extremamente gratificada, agraciada com o título de cidadania de uma terra e de um povo que eu aprendi a amar e trabalhar para contribuir com o desenvolvimento do Maranhão, declarou.
SÃO VICENTE FÉRRER
Entre 2016 e 2018, Alessandra Darub foi titular da Promotoria de Justiça de São Vicente Férrer e, atualmente, é titular da Comarca de Arari. Desde setembro de 2024, ela responde, cumulativamente, pela Promotoria de São Vicente Férrer.


Em seu discurso de agradecimento, a promotora de justiça destacou os projetos institucionais que desenvolveu no município de São Vicente Férrer, dentre eles o Projeto Ohana e o Projeto Despertando Consciências. Este último foi implantado na Comarca em novembro deste ano.
Além de familiares da homenageada e cidadãos vicentinos, participaram da solenidade todos os 11 vereadores do Legislativo Municipal.
O vereador Luis Fernando esclareceu que a indicação para o título de cidadania deu-se pelo trabalho que a promotora de justiça desenvolve fora dos gabinetes do Ministério Público, especialmente junto às escolas, com palestras e projetos visando ao desenvolvimento da juventude.
Redação: CCOM-MPMA