https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO LUÍS – Centros de Apoio do MPMA apresentam resultados de projetos na Reunião de Análise da Estratégia

Publicado em 22/07/2025 15:34 - Última atualização em 22/07/2025 15:38

Procurador-geral cumprimentou coordenadores dos Centros de Apoio

Com o objetivo de apresentar os resultados parciais dos programas, projetos e iniciativas dos Centros de Apoio Operacionais (CAOs) do Ministério Público do Maranhão, foi realizada nesta terça-feira, 22, na sala dos órgãos colegiados na Procuradoria-Geral de Justiça, em São Luís, a primeira Reunião de Análise da Estratégia (RAE) de 2025. A atividade integra o Planejamento Estratégico Institucional do MPMA para o período de 2021 a 2029.

Na abertura dos trabalhos o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, esteve presente e cumprimentou os coordenadores dos Centros de Apoio pelos resultados alcançados. Também participaram da abertura a corregedora-geral do MPMA, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, e o diretor da Escola do Superior do Ministério Público (ESMP), José Ribamar Sanches Prazeres.

Fábio Mendes coordenou os trabalhos da RAE

Coordenada pelo diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Fábio Meirelles Mendes, a RAE apresentou avanços obtidos nos primeiros seis meses de 2025.

Também estiveram presentes o subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos, Orfileno Bezerra Neto, e o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Ednarg Fernandes Marques.

Administração superior e coordenadores dos CAO estiveram presentes

Os dados foram apresentados pelos promotores de justiça Sandro Lobato de Carvalho (Tribunal do Júri), Alessandro Brandão Marques (Criminal), Marco Aurélio Ramos Fonseca (Direitos Humanos e Cidadania), Sandra Fagundes Garcia (Combate à Violência de Gênero), Fernando Barreto Júnior (Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural), Herberth Figueiredo (Saúde), Eduardo Borges (Educação), Nahyma Abas (Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa), Gleudson Malheiros Guimarães (Infância e Juventude).

O promotor de justiça Joaquim Ribeiro Júnior e a servidora Débora Fialho representaram os Centros de Apoio da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência e do Consumidor, respectivamente.

PROJETOS e INICIATIVAS

Nos relatos, os coordenadores informaram o andamento de projetos e iniciativas de suas respectivas áreas. Sandro Lobato destacou, entre as ações do CAO Júri, os “Colóquios Interinstitucionais Ministério Público e Polícias” e “Acesso aos Sistemas de Segurança Pública”.

O promotor de justiça Alessandro Brandão apresentou dados sobre os projetos “Soluções Compartilhadas em Inteligência Artificial” e “Efetividade da execução das penas de multa”.

Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Marco Aurélio Ramos Fonseca detalhou os programas “Fomentando a garantia de dignidade e de vida”, “Rede do bem” e “Conhecendo e divulgando os direitos humanos”. Representando o CAO Consumidor, a servidora Débora Fialho informou o andamento do projeto “Dialogando com o consumidor” e as parcerias em defesa do consumidor.

Fernando Barreto Júnior destacou o aumento do volume de resíduos recicláveis comercializados no Maranhão a partir do projeto “Valorização de resíduos sólidos”. Até 2022 eram comercializadas 8.500 toneladas desses produtos (papel, metal, vidro e plástico), em 2024, o número subiu para 56.900 toneladas.

De forma on-line, a coordenadora do CAO Mulher, Sandra Fagundes Garcia, atualizou dados sobre o programa de “Fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica” em seus vários eixos, entre os quais os grupos reflexivos para homens e para mulheres e a Patrulha Maria da Penha.

Sobre a atuação do CAO Saúde, o promotor de justiça Herberth Figueiredo focou no projeto “A nova política de nacional de cofinanciamento da atenção básica”.

O coordenador do CAO Educação, Eduardo Borges, apresentou números sobre o projeto “Efetivação e construção dos Planos Municipais de Educação”.

Coordenadora do CAO Probidade Administrativa, a promotora de justiça Nahyma Abas informou dados sobre os projetos que tratam das recomendações para atualização e implementação dos “Diários e dos pregões eletrônicos nos municípios”.

Os números dos projetos “Combate permanente à violência sexual”, “Família que acolhe” e “Primeira infância primeiro” foram apresentados pelo coordenador do CAO Infância e Juventude, Gleudson Malheiros.

Por fim, o promotor de justiça Joaquim Ribeiro Júnior, que representou o CAO PIPD, apresentou indicadores sobre os projetos campanha de acessibilidade, formulário de atendimento para pessoa com deficiência e conselho atuante.

Redação e fotos: CCOM-MPMA