
O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio das Promotorias de Justiça de Família de São Luís, promoveu na manhã desta quarta-feira, 15, no auditório das Promotorias de Justiça da Capital, a palestra “A importância da educação parental no combate ao abandono afetivo”.
O objetivo é difundir informações sobre a temática com enfoque jurídico e questão de relevância social coletiva. O público-alvo da palestra foi composto por alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

A palestra foi ministrada pela assessora do Tribunal de Justiça do Maranhão, professora da UFMA e doutora em Direito, Bruna Barbieri. Ela analisou a relação entre o desenvolvimento de crianças e adolescentes e a segurança social. Segundo ela, a parentalidade saudável impacta diretamente na coletividade.
“Muitas das vezes, adultos disfuncionais, adultos que recorrem à criminalidade, foram crianças e adolescentes vindos de lares disfuncionais. Então, o primeiro ato de segurança pública precisa ser o ato de cuidado”, afirmou a palestrante.
Na avaliação da titular da 8ª Promotoria de Justiça de Família de São Luís, Karla Adriana Farias Vieira, a discussão sobre educação parental visa capacitar os futuros oficiais para terem uma abordagem mais humana e inclusiva.
“Entendemos que para que eles [alunos do CFO] possam ser empáticos com o assunto, eles precisam conhecer o assunto, e segundo, porque eles podem, em contato no trabalho de rua deles, poder levar estas ferramentas em auxílio dos cidadãos”, avaliou.
Também participaram da atividade a corregedora-geral do MPMA, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, e os promotores de justiça Sarah Albuquerque de Sousa Santos e Giorgionni Matos Lauande Fonseca, titulares da 7ª e 9ª Promotorias de Justiça de Família.
Redação e fotos: CCOM-MPMA