
Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 29, no Espaço Laboral da Procuradoria-Geral de Justiça, a Comissão de Gestão Ambiental do Ministério Público do Maranhão promoveu o último encontro do ano de 2023. Na ocasião, foi exibido um vídeo com o resumo das atividades desenvolvidas durante o ano e apresentado o projeto “Qualificar para Transformar – Inhaúma sustentável”, coordenado pelo Grupo de Apoio a Comunidades Carentes (GAC), que envolve mulheres da comunidade Inhaúma, da zona rural de São Luís, na confecção de vassouras por meio da reciclagem de garrafas PET.
“Agradeço muito a presença de vocês nesta ocasião e também nas atividades desenvolvidas pela comissão durante todo o ano”, declarou a presidente da Comissão de Gestão Ambiental, Mariléa Campos dos Santos Costa, dirigindo-se aos membros e servidores participantes da reunião.

Em seguida, a subprocuradora-gral para Assuntos Administrativos, Regina Leite, destacou a importância do trabalho feito pela comissão. “Quero parabenizar a doutora Mariléa por esse excelente trabalho desenvolvido com membros e servidores de todo o estado, abordando a questão ambiental de forma muito positiva. Foram diversos encontros, ações e projetos com a finalidade de buscar conscientização sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e proporcionar uma mudança de conduta de todos da instituição”, ressaltou.
Também compôs a mesa de abertura a coordenadora de Gestão de Pessoas, Maria de Fátima Morais.
HOMENAGENS
A reunião prosseguiu com a homenagem aos jardineiros Lindoval Oliveira e Maykon Bismark, responsáveis pela manutenção da área verde da Procuradoria-Geral de Justiça “Vocês cuidam de nossos jardins e preservam nossos espaços verdes, proporcionando qualidade de vida. O trabalho de todos vocês torna o nosso local mais aconchegante”, comentou Regina Leite.

Logo depois, a coordenadora do projeto “Qualificar para Transformar – Inhaúma sustentável”, Núbia Oliveira, explicou detalhes do projeto desenvolvido com mulheres da comunidade Inhaúma, localizada às margens da BR-135. A exposição foi complementada com a apresentação de uma das participantes e organizadora, Maria Carmelita, que discorreu sobre o processo de confecção das vassouras, com reciclagem e reaproveitamento de material de garrafas PET.
A reunião foi encerrada com a homenagem aos aniversariantes, membros e servidores do MPMA, dos últimos três meses.
AÇÕES

Durante o ano de 2023, além de diversos encontros, a Comissão Ambiental do Ministério Público do Maranhão desenvolveu o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Projeto Café Sustentável e entrega de mudas.
Redação: CCOM-MPMA