
O Ministério Público do Maranhão concluiu, nesta quarta-feira, 20, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em São Luís, o curso “Técnicas especiais de busca, coleta e análise de dados financeiros”. O treinamento teve o objetivo de capacitar membros e servidores da instituição para combater o desvio de recursos públicos a partir da investigação por fontes abertas, coleta de dados, análise de vínculos e tramitação de informações de dados financeiros.
O subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Danilo de Castro Ferreira, representou o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, e agradeceu a presença de todos os participantes do curso. A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa (CAO-ProAD), Nahyma Ribeiro, também participou do encerramento das atividades.
O curso foi ministrado pelo promotor de justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro Fabiano Cossermelli, pelo presidente do Instituto de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo, Bernardo Mota e pelo advogado João Bonvicino.
Ministrado por membros do centro de estudos Lege Education & Training, o treinamento visa ampliar os conhecimentos da equipe do MPMA para prevenir a corrupção e ampliar o ressarcimento aos cofres públicos dos valores desviados em atos ilícitos.
O treinamento foi promovido pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa (CAO-ProAd) e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) com apoio da Escola Superior.

Redação: CCOM-MPMA