
A conquista inédita do selo diamante em 2025 pelo Portal da Transparência do Ministério Público do Maranhão motivou uma reunião de agradecimento e alinhamento da Administração Superior do MPMA com diversos setores administrativos da Procuradoria-Geral de Justiça realizada, na manhã desta sexta-feira, 30, na PGJ. No encontro, conduzido pelo chefe da instituição, Danilo de Castro, foi também oferecido um café da manhã aos presentes.
“Eu quero agradecer a todos vocês. Sinceramente, estou muito grato. Não por mim, mas pela instituição e pelas pessoas que trabalham aqui. E vamos continuar com esse propósito para a gente chegar no final do ano e conquistar o selo diamante de novo. Vamos conseguir o que for de melhor porque a nossa turma é boa e Deus está com o nosso trabalho”, disse o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, aos presentes.
DADOS
Durante a reunião, o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Ednarg Fernandes Marques, apresentou a evolução do Portal da Transparência do MPMA especialmente nos últimos três anos, conforme a avaliação da Associação dos Membros dos Tribunais de Conta do Brasil (Atricom), responsável pela mensuração do nível de transparência dos portais dos poderes e órgãos públicos.

De acordo com a exposição, em 2023 o Ministério Público do Maranhão não havia conquistado qualquer selo, mas tinha um conceito elevado, com 85,12% de conformidade em transparência.
No ano seguinte, 2024, já na gestão de Danilo de Castro, o índice do MPMA subiu e a instituição conquistou o selo Ouro. Em 2025, a instituição conquistou o selo Diamante, um dos pontos mais altos na avaliação com 96,85% de conformidade, acima da média nacional (91,99%). Entre as 28 instituições, o MPMA saltou da 17ª posição em transparência, em 2023 e 2024, para a 12ª, conquistando cinco posições.
“Esse índice só não ficou na casa dos 98%, porque a Atricom ainda penaliza o nosso portal por conta das barreiras de LGPD que nós colocamos. Mas eu acredito que a gente tem tudo para manter o selo Diamante e aumentar o nosso percentual, mantendo o nosso ranking acima da média nacional neste ano. Então, agradeço o seu empenho dr. Danilo e obrigado a todos”, declarou Ednarg Marques.
Também estiveram presentes a ouvidora do MPMA, Selene Coelho de Lacerda, e o diretor-geral da PGJ, Paulo Arrais, além de servidores da Corregedoria-Geral, Secretaria de Planejamento e Gestão, Coordenadoria de Administração, Coordenadoria de Documentação e Biblioteca , Coordenadoria de Serviços Gerais, Coordenadoria de Orçamento e Finanças, Assessoria Técnica, Coordenadoria de Modernização e Tecnologia, Coordenadoria de Obras, Engenharia e Arquitetura, Auditoria Interna, Coordenadoria de Gestão de Pessoas, Coordenadoria de Folha de Pagamento, Comissão Permanente de Licitação e Escritório de Proteção de Dados Pessoais.
Redação: CCOM-MPMA