https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO LUÍS – Exposição beneficente marca sétimo aniversário do Centro Cultural do MPMA

Publicado em 15/12/2025 15:15 - Última atualização em 15/12/2025 15:15

Mostra reúne telas de dez artistas

Com a abertura da exposição coletiva “Bazarte”, na manhã desta segunda-feira, 15, o Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público do Maranhão comemorou sete anos de atividades. A mostra, em cartaz no espaço de artes Ilzé Cordeiro, reúne 10 artistas visuais que expuseram individualmente, ao longo do ano, nos espaços de artes Márcia Sandes (Procuradoria-Geral de Justiça) e Ilzé Cordeiro (Centro Cultural e Administrativo do MPMA).

Todas as telas e esculturas da exposição estão à venda. Parte dos valores, 20%, será encaminhada à Casa Acolher, que cuida de pessoas do Maranhão com HIV e Aids. Na solenidade de aniversário, também foi promovida uma feira criativa, com produtos artesanais de decoração, cosméticos, alimentícios, além de hortifrúti orgânicos e bijuterias.

Danilo de Castro destacou o papel do Centro Cultural no fomento da arte e da memória

Membros e servidores do MPMA, artistas e convidados participaram da cerimônia de abertura da mostra que fica em cartaz até o dia 13 de fevereiro de 2026.

Participam da exposição os artistas Cordeiro Filho, Gabriel Lopez, Dulce Serra, Moura Júnior, Vitória Maria, Susana Pinheiro, Joilton Tobias Pereira, Lucas Luciano, Vytto Rodriguez e Janete Nakatani.

A maioria dos trabalhos é feita em técnica acrílica sobre tela. Há pintura naífe retratando arquitetura, manifestações e brincadeiras populares; desenho; marinhas e aquarelas florais.  

Público acompanhou a abertura

Presente na abertura, o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, ressaltou o valor do Centro Cultural na promoção da arte e na preservação da memória institucional. “Vejo que aqui é uma casa que acolhe os artistas, que sempre promove a arte e preserva a memória da nossa instituição. Isso é muito importante, porque as pessoas passam, a instituição fica. As pessoas precisam conhecer a sua história e que permanecerá a ser contada no futuro”, destacou.

O artista gráfico Cordeiro Filho agradeceu o Centro Cultural pelo espaço de destaque concedido aos artistas. “É um momento importante, porque aqui nós estamos fazendo memória. Essa iniciativa, simples, reúne todos os artistas que expuseram no Ministério Público durante o ano. Hoje, nós somos premiados, não só pelo certificado, mas pelo reconhecimento da instituição, uma aliada da cultura”, disse.

Feira de produtos artesanais e orgânicos também foi realizada na manhã

Também se pronunciaram na abertura o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Fábio Henrique Mendes; o diretor da Escola Superior do MPMA, José Ribamar Sanches Prazeres; o curador do Centro Cultural, Francisco Colombo, e o diretor da Casa Acolher, Paulo Ribeiro.

Igualmente compuseram o dispositivo de honra o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Ednarg Fernandes Marques, e a coordenadora do Centro Cultural e Administrativo do MPMA, Dulce Serra.

Autoridades, servidores e artistas compuseram o dispositivo de honra

Em seguida, os artistas presentes à cerimônia receberam o certificado “Amigo do Centro Cultural”.  

Redação: CCOM-MPMA