https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO LUÍS – Memorial do MPMA recebe estudantes do Liceu Maranhense

Publicado em 12/11/2025 14:52 - Última atualização em 12/11/2025 14:55

Estudantes conheceram dependências e acervo do Memorial do MPMA

Estudantes do ensino médio do colégio Liceu Maranhense participaram, na manhã desta quarta-feira, 12, de mais uma etapa do projeto “A escola no Memorial do Ministério Público do Estado do Maranhão”, no Centro Cultural e Administrativo da instituição.

Os participantes conheceram o acervo do memorial e receberam informações sobre a história do MPMA, por meio de documentos, peças de mobiliário, vestes oficiais e obras de arte. Tiveram destaque a cópia do processo do “Crime da Baronesa do Grajaú”, em que o patrono do MPMA, Celso Magalhães, teve atuação destacada, e um exemplar da Constituição Federal de 1988.

Palestras sobre a história do MPMA e sobre o Memorial da instituição foram apresentadas

Alunas do 2º ano, Isabele Cristina Barbosa e Madeleine Vieira não conheciam as atribuições do Ministério Público. “Foi a primeira vez que visitamos esse espaço e achei bem interessante”, declarou Isabele Barbosa. A opinião foi compartilhada pela colega de turma: “gostei do espaço do memorial e a ambientação de um tempo antigo”, afirmou Madeleine.

O professor de português e literatura Leônidas Matos informou que está ministrando aulas sobre o realismo literário e a visita ao Memorial do MPMA vai ajudar os alunos a entenderem o contexto histórico da época e terem mais clareza sobre o conteúdo abordado. “Um dos temas importantes do realismo é a defesa da população escravizada e a abolição da escravidão. Com essa visita, podemos relacionar esses conteúdos”.

Alunos do Liceu Maranhense foram recebidos no auditório do Centro Cultural

Em seguida, os alunos assistiram a uma palestra sobre a vida de Celso Magalhães, ministrada pelo promotor de justiça Washington Luiz Maciel Cantanhede (4ª Promotoria de Justiça do Júri).

Na avaliação do promotor de justiça, o contato com os alunos aproxima a instituição da sociedade e favorece o debate de ideias, além do crescimento acadêmico. “São alunos do ensino médio e em breve estarão na universidade. Então, é a juventude maranhense que vem para o espaço museológico da nossa instituição conhecê-la. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade para dialogarmos com a juventude e aprender com ela”.

Redação e fotos: CCOM-MPMA