
O segundo e último dia do III Seminário de Gestão de Pessoas realizado, na Procuradoria-Geral de Justiça, teve início, nesta sexta-feira, 5, com uma feira de produtos artesanais, objetos de decoração, cosméticos, peças de antiquário, roupas de brechó, além da degustação de comidas. Promovido pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas, PGJ e Escola Superior, o evento foi destinado a membros, servidores, estagiários e residentes do MPMA.

A programação de palestras foi iniciada com o tema “Liderança transformadora em um mundo de constante mudança”, apresentado por Marcus Barão, especialista em políticas públicas de juventude. A exposição foi mediada pelo diretor-geral da PGJ, Paulo Arrais.

Em sua palestra, para exemplificar o conceito de liderança transformadora, Marcus Barão citou personalidades da história mundial e nacional do passado ou contemporâneos, como Martin Luther King Jr., Malala Yousafzai e o empreendedor social e ativista brasileiro Edu Lyra.
Depois, foi a vez da especialista e pesquisadora em Ciência da Felicidade, Renata Rivetti, que discorreu sobre “Liderança Sustentável: como equilibrar bem-estar, saúde mental e alta performance”.

A palestrante tratou da falta de foco, do excesso de tarefas e de informações (infoxicação), além do controle das telas dos celulares no cotidiano, o que comprometeria o bem-estar, incluindo o trabalho e a saúde mental das pessoas.
Como forma de atenuar os referidos problemas, propõe a escolha de metas, prioridades e a construção de relações sólidas e positivas, fatores que contribuem para o bem-estar no trabalho.
A última palestra do dia, “Liderança Motivadora: arquitetura de engajamento”, foi proferida pelo professor e doutor em Neurociências, Daniel Hosken, que apresentou, entre outros temas, o conceito de motivação e suas diferentes formas desenvolvidas ou percebidas ao longo dos tempos: motivação biológica, extrínseca, intrínseca e empática.

O acadêmico também apresentou formas de motivar as pessoas no trabalho, para buscarem o desenvolvimento de atividades inovadoras, além das tarefas básicas.
AGRADECIMENTO
Após as palestras, o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, agradeceu a participação de membros, servidores e palestrantes e o empenho dos organizadores do seminário. “Eventos como esse, voltados para a formação, são muito importantes para melhorar a atividade profissional na instituição”, concluiu.

O chefe do MPMA também destacou a conquista do Selo de Qualidade de Transparência Pública na categoria Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública.
Ao final, servidores apresentaram números musicais na 5ª Mostra de Talentos, no auditório da PGJ. A mostra também incluiu pintura, escultura e literatura produzida por servidores.





Redação e fotos: CCOM-MPMA